Brasil

Cursos recomendados e reconhecidos

Os cursos de mestrado profissional, mestrado (acadêmico) e doutorado avaliados com nota igual ou superior a "3" são recomendados pela CAPES ao reconhecimento (cursos novos) ou renovação do reconhecimento (cursos em funcionamento) pelo Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC.

Atenção! Somente os cursos reconhecidos pelo CNE/MEC estão autorizados a expedir diplomas de mestrado e/ou doutorado com validade nacional.

A consulta aos cursos recomendados e reconhecidos pode ser feita por área de avaliação, nota e região. O detalhamento de cada programa e seus respectivos cursos trazem informações de:

  • Dados básicos: endereço, telefones, email e instituição;
  • Área de avaliação, área básica e áreas de concentração do programa;
  • Especificação dos cursos do programa que estão em funcionamento (já iniciaram suas atividades) ou estão em projeto;
  • Portarias CNE de reconhecimento.

Coleta CAPES

PesquiseDefina aqui filtros para as pesquisas sobre os programas de pós-graduação do Brasil

APCN

Esse local é destinado ao envio de Propostas de Cursos Novos à CAPES. O proponente deverá fazer o cadastro inicial da proposta em “Solicitação de Cursos Novos”, selecionando Acadêmico ou Profissional, conforme calendário DAV. Após o cadastro inicial, a proposta deverá ser acessada em “Minhas propostas”.

Contato

(61) 2022-6484/(61) 2022-6482

Minter e Dinter

Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) são turmas de mestrado e de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. Maiores informações em http://capes.gov.br/avaliacao/projeto-minter-e-ou-dinter.

O acesso a “Meus Projetos” é restrito a coordenadores de programas promotores

Contato

(61) 2022-6482/ (61) 2022-6484

QUALIS

Qualis-Periódicos

O que é?

O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Quem faz e como é feita a classificação?

A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo CTC-ES, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. Os critérios gerais e os específicos utilizados em cada área de avaliação da CAPES estão disponibilizados nos respectivos Documentos de Área.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. Por isso, não se pretende com esta classificação que é específica para o processo de avaliação de cada área, definir qualidade de periódicos de forma absoluta.

É importante ressaltar que apenas os periódicos que tenham recebido produção no ano ou período de classificação serão listados e classificados, portanto, não se trata de uma lista exaustiva de periódicos, mas sim uma lista de periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise.

Pra que serve?

A função do QUALIS é exclusivamente para avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação. Qualquer outro uso fora do âmbito da avaliação dos programas de pós-graduação não é de responsabilidade da CAPES.

O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis.

PesquiseClassificações dos veículos informados no Coleta pelos Programas de Pós-Graduação

Contato

(61) 2022-6482/ (61) 2022-6484

Dados Estatísticos

Contato

0800 61 61 61, opção 7

sucupira.coleta@capes.gov.br

acesse o link.

X