Pesquisar a abordagem social e transformadora em Rousseau (1712-1778), a partir
das suas ideias, é o estudo proposto para esta dissertação. Inicialmente, é
apresentada uma breve memória do pesquisador como aluno em outras escolas e
como professor durante cinco anos na Escola Missionária São Paulo, do I Ciclo do
ensino secundário (7ª , 8ª e 9ª classes), no Lobito-Benguela/Angola, como ponto de
partida de inspiração deste trabalho. Diante do decréscimo na qualidade de ensino
secundário da parte dos alunos, pelo déficit que trazem do ensino primário e
verificando que há casos de debilidade ética e moral (corrupção), tal situação permitenos refletir sobre a melhoria da qualidade de ensino secundário, no Lobito e na referida
escola. Cremos que Rousseau seria um pensador cuja teoria é adequada para pensar
a situação educacional em Angola. Estabelecemos um diálogo com o filósofo, a partir
das suas obras em geral, principalmente na obra Emílio ou Da Educação (1762),
perspectivando o ensino de qualidade (formação de qualidade), do aluno, importante
na vida como cidadão. Salientamos que Rousseau enfatiza a necessidade de tratar a
criança como criança. Nesta perspectiva, acreditamos como importante que a obra
do pensador baseie nosso texto, trazendo suas contribuições, destacando o papel
primordial da educação na sociedade, pois, se formos conscientes deste nobre valor,
poderemos dizer que a educação na idade adulta, sem uma boa construção desde a
base, não conseguirá atingir um resultado adequado, que seria formar o homem para
a vida na sociedade, baseada sobre princípios e regras, deveres e direitos. Rousseau
valoriza a família na educação da criança, exigindo a participação de todos os
membros. A pesquisa bibliográfica sobre Rousseau, aliada às leituras de
comentadores representou nossa escolha metodológica. Após o percurso pelas obras
do genebrino, confirmamos nossas expectativas por melhorias na maneira de conduzir
o processo de ensino e aprendizagem dos professores da Escola Missionária São
Paulo em Lobito, Angola.