A prática de exercícios físicos está relacionada a diversos benefícios para a saúde de adultos e
idosos. Entretanto, os efeitos de intervenções por meio do treinamento contra resistência (TCR)
e do treinamento baseado em exergames (EXE) nas funções cognitivas e motoras ainda não são
consistentes. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos do EXE e do TCR na velocidade
de processamento de informações e no equilíbrio de adultos mais velhos. Trata-se de um ensaio
clínico randomizado com dois grupos de intervenção. Pessoas com 50 anos ou mais, de ambos
os sexos, foram incluídas no estudo. As sessões tiveram duração de 50-60 minutos, três vezes
por semana em dias alternados e duração total de 13 semanas. Para o programa com exergames
foram utilizados jogos que simulam atividades esportivas (Kinect Sports Ultimate Collection)
e de aventura (Kinect Adventures), por meio do Xbox 360 Kinectm. O TCR consistiu na
realização de 10 exercícios, com cargas individualizadas para a execução de 3-4 séries de 8 a
17 repetições. A velocidade de processamento de informações foi verificada por meio de testes
de tempo de reação em tarefa simples (teste finger-press), tarefa complexa (teste de Stroop
modificado em tarefa congruente, incongruente e sob pressão) e variabilidade intraindividual
do tempo de reação. O equilíbrio estático foi verificado por meio da oscilação postural em três
testes (apoio nos dois pés com os olhos abertos; com os olhos fechados e apoio em um pé) e o
equilíbrio funcional, por meio do teste 8-foot timed up and go (8-TUG). O tempo de resposta
no teste da passada consistiu na verificação do intervalo de tempo entre um estímulo visual e o
início da marcha. Foi adotada a análise por intenção de tratar e o efeito dos programas de
exercício físico foram verificados por meio da análise de variância (ANOVA) por modelo misto
para cada desfecho. Trinta e seis pessoas participaram do estudo (61,9 ± 7,1 anos; 23 mulheres),
sendo 17 no grupo exergame e 19 no TCR. Não foram observados efeitos de grupo (EXE vs.
TCR) nem de interação (grupo*tempo). Nas comparações dos resultados pré e pós-intervenção,
foram observados efeitos positivos dos EXE nos testes de tempo de reação de tarefa complexa
congruente (F1,18: 4,86; p=0,04; =1854±732 vs. =1530±521 ms) e no 8-TUG (F1,15: 4,49;
p=0,05; =5,02±0,82 vs. =4,54±1,06 seg), sendo que, em ambos os testes, os participantes
melhoraram a performance após as 13 semanas de treinamento. Os resultados mostraram que o
grupo EXE não foi superior ao TCR em nenhum dos testes realizados. No entanto, o
treinamento baseado em exergame parece resultar em benefícios na velocidade de
processamento de informações e no equilíbrio funcional de adultos mais velhos.