Esta pesquisa nasceu do desejo de compreender e valorizar a memória do IFPR –
Câmpus Curitiba, analisando o contexto histórico em que a ET-UFPR se desenvolveu,
durante a década de 1990. Para isso, utilizaram-se legislações e documentos
históricos armazenados pelo projeto Centro de Memórias do IFPR, além da história
oral, que surge como principal método na pesquisa, por meio de entrevistas com cinco
professores que protagonizaram essa trajetória. Trata-se de uma pesquisa histórica,
utilizando a perspectiva de Edward Thompson (1981), que valoriza as experiências,
ou seja, a história do cotidiano dos diferentes sujeitos na história. É um trabalho
realizado para o ProfEPT, na área de ensino, linha de pesquisa Organizações e
Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, Macroprojeto 4 – História e Memórias no
Contexto da EPT. Também integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e
certificado pelo IFPR: História e Políticas da Educação Profissional. No período
estudado, ocorreu uma expansão em relação ao número de cursos técnicos ofertados
pela ET-UFPR, depois de muitos anos oferecendo apenas o curso técnico ligado à
área de comércio. Abordou-se, inicialmente, um contexto relevante para a escola nos
anos 1990, seguido de um levantamento teórico sobre as políticas públicas para
ensino técnico profissional de nível médio no Brasil, durante o período investigado,
além da relação das escolas vinculadas às universidades brasileiras com a criação
dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e um breve histórico da
ET-UFPR, desde a criação da Escola Alemã, em 1869, passando pela sua aquisição
pela universidade, em 1941, até a reunião com o reitor Riad Salamuni, em 1986.
Finalmente, tratou-se do início da década, com a expansão de quatro cursos: Técnicos
em Prótese Dentária, Higiene Dental, Enfermagem e Processamento de Dados. A ET-
UFPR adquiriu sede própria no ano de 1993, o Complexo Riad Salamuni, e se
expandiu. Pesquisou-se também o momento conturbado de desarticulação do ensino
médio integrado, com a resistência da escola ao Decreto no 2.208/1997 e sua
implantação pela Portaria no 646/1997. O final da década contemplou a ampliação de
cursos aligeirados, em conjunto com um forte ensino geral. Para atender ao quesito
de produto educacional, exigido pelo ProfEPT, foi realizado um documentário,
intitulado Tempos de construção: a Escola Técnica da UFPR durante a década de
1990, que contou com o apoio de uma equipe do curso Técnico em Áudio e Vídeo do
IFPR – Câmpus Curitiba. Esse documentário foi produzido principalmente a partir da
história oral contada pelos cinco professores entrevistados. Destaca-se que a situação
da escola, nos primeiros anos de 1990, era precária. A escola passou décadas
praticamente abandonada e esquecida pela instituição, porém, o apoio da UFPR foi
fundamental na luta por um ensino técnico de qualidade no final da década de 1990.