As transformações no âmbito social e cultural têm ocasionado alterações nos modos comunicativos. Os modos visuais, por exemplo, são utilizados no contexto educacional por sua produção de significado, como também por serem capazes de despertar uma receptividade positiva e melhor aceitação na aula de língua estrangeira. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar como os textos visuais estão sendo aplicados e recebidos na aula de Inglês em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Com base nisso, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa buscou saber como os textos visuais estão sendo aplicados e recebidos na sala de aula de Língua Inglesa. Para alcançarmos nosso objetivo e respondermos nossa indagação, foi necessário aplicar um questionário ao professor de língua inglesa, bem como observar 10 h/a, a fim de perceber a receptividade dos alunos de terceiro ano de ensino médio em relação aos textos visuais. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas à multimodalidade com ênfase nos textos visuais, como os de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), e de Bezemer (2008, 2009, 2010, 2012, 2014). Além dessa teoria, norteamos nossa pesquisa também através do signo da receptividade, explicado por Pimenta (2006), e sobre a forma que o corpo se comunica, (GOFFMAN, 1963, 2002). O desenvolvimento
desta pesquisa se deu através de uma metodologia descritiva e interpretativista, com características de pesquisa microetnográfica. Com o resultado dos achados, através do questionário aplicado, percebemos que o professor, mesmo sem o conhecimento teórico, sabe a relevância que os textos visuais trazem para o contexto educacional e que os alunos são positivamente receptivos aos modos visuais. Considerando o comportamento dos estudantes durante as aulas observadas, percebemos que os alunos demonstraram um nível de engajamento e atenção superior quando a aula fazia uso de textos visuais, demonstrando uma receptividade positiva em relação a tais modos. Isso foi percebido a partir dos gestos, olhar, expressões faciais e falas dos alunos durante as aulas. Diante disso, percebemos que, os recursos visuais contribuem significativamente no engajamento, participação e afetividade dos alunos com relação às aulas de língua inglesa e que é de suma importância que os professores passem a receber em sua formação conceitos e perspectivas capazes de levar em consideração as funcionalidades dos diversos modos textuais existentes.