As aulas práticas são consideradas um recurso metodológico essencial para os processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, principalmente, por trazer um caráter palpável, empírico, ao aprendizado. Nosso estudo objetivou avaliar o uso de aulas práticas na aprendizagem de alunos do 7º ano do ensino fundamental, como ferramenta pedagógica na construção significativa do conhecimento, dentro do ensino de Ciências, no conteúdo de
citologia, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é pautada em uma abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de campo, que toma como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e o grupo focal (GF), enquanto os resultados alcançados foram tratados através da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, ficou evidente que as aulas práticas contribuem em diversos aspectos com o ensino e aprendizagem de Ciências. As reflexões emergentes da nossa investigação evidenciam que, com o desenvolvimento das aulas, houve a aproximação entre teoria e prática, o que motivou os alunos a estudar o conteúdo e facilitou sua compreensão; consequentemente, provocou a (re)organização, a (re)construção e ampliação significativa dos conhecimentos estudantis. Além disso, as aulas práticas instigaram a
participação ativa dos estudantes, uma maior interação entre aluno/aluno e aluno/professor, a discussão e compartilhamento de ideias, estimulando os estudantes a encontrarem significados no que foi estudado. Concluímos que as aulas práticas são importantes para o desenvolvimento de habilidades, como pensamento crítico, autonomia e trabalho em equipe, mostrando-se um recurso metodológico favorecedor e potencializador dos processos de ensino-aprendizagem; uma relevante ferramenta pedagógica, capaz de contribuir para a construção significativa do conhecimento no ensino de Ciências. Certificamos, assim, a inquestionável importância do trabalho prático em sala de aula.