As Escolas Normais, atuais Cursos de Formação de Docentes em Nível Médio, no Brasil, acompanharam e se modificaram, ao longo dos tempos, de acordo com as concepções sobre educação e com as necessidades sociais, políticas e econômicas vigentes em cada momento histórico. Conhecer a trajetória dessas instituições, registrar e conservar sua História é de extrema importância para sua promoção e valorização. O trabalho, desenvolvido com base na investigação histórica, sob a luz do materialismo-histórico dialético e com abordagem qualitativa, foi edificado a partir de pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. Aborda a criação, as características estruturais, os currículos, a formação profissional oferecida e as mudanças ocorridas nas primeiras vinte e uma Escolas Normais criadas nas Províncias do Brasil no Período Imperial, entre 1835 e 1889. A partir desta pesquisa, ocorreu a criação de um produto educacional, livro paradidático com o mesmo tema, intitulado ‘Escolas Normais no Brasil no Período Imperial (1835-1889)’. Este material foi aplicado, como instrumento pedagógico, ao estudo da temática proposta, em uma turma de primeira série do Curso de Formação de Docentes em Nível Médio na Modalidade Normal, de um Colégio da Rede Estadual de Educação de Palmas-Paraná. Após esta aplicação foi realizada uma avaliação, por meio de questionários, com os participantes da pesquisa (estudantes e professora), na qual constatou-se que, o livro paradidático desenvolvido, faz-se de significativo e eficiente recurso pedagógico, colaborando para o processo de ensino e aprendizagem da História das Escolas Normais no Brasil no Período Imperial, nos cursos de Formação de Docentes em Nível Médio.