Quando pensamos no ensino da língua estrangeira, é importante considerar as crenças e as experiências de professores e de alunos, dos níveis fundamental e médio, sobre o processo de ensino e de aprendizagem na escola pública. Com essa pesquisa, objetivamos investigar as crenças e as experiências de professores e de alunos do ensino fundamental e do ensino médio, considerando a realidade do ensino da língua inglesa na escola pública. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa fenomenológica, descritiva e interpretativista, de natureza qualitativa, em que os dados foram coletados através de um autorrelato com professores e alunos participantes, numa turma de 9º ano do ensino fundamental e numa turma de 3º ano do ensino médio, de três escolas públicas de três municípios do Rio Grande do Norte. Os participantes são seis professores e dezoito alunos, sendo três professores do ensino fundamental e três do ensino médio, três alunos de cada turma do ensino fundamental e três do ensino médio. Assim, embasamos nossas discussões e reflexões em teóricos e estudiosos da área como Barcelos (1999-2006); Moita Lopes, (2001); Totis, (1991); PCNs, (1998); Minoyo, (2008); Pimenta (2002); Celani e Magalhães (2002);Silva, (2005); Tardif, (2007); Mattos, (2011), Light Bown; Spada, (2006); LDB, (1996); Freitas, (2013), dentre outros. Nesse sentido, os resultados mostram que o ensino-aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas pesquisadas apresenta muitos desafios. Inúmeros fatores corroboram para a dificuldade de se construir um ensino de mais qualidade, como alguns profissionais destacaram: falta de melhor estrutura física e pedagógica da escola, número de alunos muito grande por sala, descompromisso de alguns alunos com a matéria, entre outros. A respeito das crenças e experiências dos professores, compreendemos que alguns já têm uma vasta experiência na docência em língua inglesa, outros menos tempo, mas segundo os relatos de todos, existe uma consciência do seu papel de educador e mediador do conhecimento, acreditando na melhoria do ensino da escola pública, na sua forma de ensinar, na metodologia que utilizam para desenvolver suas aulas, reconhecendo que existem alunos comprometidos, enquanto outros não têm interesse, sendo conscientes dos desafios que enfrentam cotidianamente para exercerem a profissão. Com relação às crenças dos alunos, identificamos que eles acreditam na importância da aprendizagem da língua inglesa, contudo, acreditam haver dificuldade com a pronúncia das palavras. Outra crença dos alunos foi a necessidade de aumentar as aulas semanalmente. Outra crença diz respeito à abordagem dos professores, pois, para alguns alunos o professor parece estar preparado para desempenhar suas atividades; enquanto que para outros, o professor parece apresentar dificuldades de ensinar a disciplina. Assim, a maioria tem a crença de que o ensino de inglês na escola pública precisa melhorar, de modo que nossa pesquisa levanta uma preocupação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola pública, pois nos leva a refletir sobre a situação desafiadora em que se encontram as condições do ensino público.