O objetivo da presente dissertação foi identificar as relações de
interdependência que conduziram às alterações legislativas responsáveis por
transformar a Confederação Brasileira de Clubes no novo Comitê Brasileiro de
Clubes (CBC). A metodologia da pesquisa é classificada como do tipo
descritiva, qualitativa, composta por observação de campo na subsede do
CBC, análise de densa legislação, estatutos, jornais, revistas e periódicos
históricos, notícias veiculadas pela imprensa, associado a 10 entrevistas semiestruturadas
realizadas com agentes e corpo técnico do CBC. Para o óculos teórico fora utilizado, essencialmente,
conceitos descritos na Teoria Elisiana
presentes nos dois volumes do Processo Civilizador, bem como, no capítulo
denominado Teoria dos Jogos constante da obra Introdução a sociologia. Para
o desenvolvimento, iniciando pela introdução, é repassada uma
contextualização do sistema esportivo brasileiro com especial atenção para as
respectivas divisões, subdivisões (hierarquia). O terceiro capítulo é dedicado a
descrição minuciosa dos principais livros de Norbert Elias, utilizados para
compreender a teoria e consequentemente o entrelaçamento com o fenômeno
investigado. Na sequência, a dissertação efetiva uma retomada histórica do
Clube Curitibano (até o surgimento do primeiro dispositivo esportivo) e o
impacto atual na agremiação diante da criação do CBC. Em relação ao CBC,
também é feita uma fita do tempo partindo das origens da entidade até as
recentes transformações, seguida de uma exposição do funcionamento atual,
alcançando, ao final do capítulo, um debate em relação as continuidades e
rupturas identificadas. Os resultados da investigação indicam que relações de
poder envolvendo o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB),
o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), cumulada com a insatisfação dos
clubes brasileiros responsáveis pela formação de atletas (86% dos que foram
para as olímpiadas), conduziram o Comitê Brasileiro de Clubes a elevação de
subsistema esportivo, angariando 0,5% dos prognósticos federais. O impacto
esportivo carreado por esta mudança e o interesse público, podem ser
apreciados pelo fato de até o momento já serem aprovados 162 projetos os
quais contemplam 123.377 atletas até o ano de 2.020, com um desembolso de
mais de R$ 370 milhões. O Clube Curitibano, um dos contemplados, além da
aquisição massiva de equipamentos de ponta para formação de atletas,
montou equipe disciplinar com 34 profissionais que atuam no vôlei, tênis,
badminton, golfe, basquete e natação, viável graças ao convênio com o CBC.
A investigaçao expõe o cenário politico de 2011 em que um Ministro do Esporte
era vocacionado para realização de projetos de cunho mais social e estava
insatisfeito com a lógica de fortalecimento do COB. Ainda, a pesquisa identifica
a permeabilidade da legislação esportiva brasileira, sujeita a alterações
constantes e inopinadas. Por fim, a título de considerações finais sugere que
novas pesquisas analisem o funcionamento de outros órgãos, a exemplo do
COB e do CPB, bem como, avaliem o efeito da Lei Federal n0 13.756/2018 que
alterou o formato de repasses, ampliando consideravelmente o rol de
contemplados com as verbas extra orçamentárias.