Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM FEIRAS DE CIÊNCIAS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR
JOSE RAUL DE SOUSA
DISSERTAÇÃO
27/11/2019

A Feira de Ciências tem se tornado um instrumento pedagógico de grande importância para a promoção de uma cultura científica na escola. Nesse trabalho, objetivamos analisar as contribuições das Feiras de Ciências no desenvolvimento protagónico de alunos do Semiárido Potiguar na educação básica e suas implicações quanto a ascensão ao ensino superior. Quanto a metodologia, pautamos a abordagem qualitativa, combinando a pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo, cujas análises dos achados, tomou como referência a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foi o questionário propagado pela plataforma do google docs, e a entrevista semiestruturada, realizada com 10, dos 25 sujeitos abordados na aplicação do questionário. Os sujeitos de investigação foram alunos universitários que participaram, no período de 2011 a 2017, de feiras de abrangência do Programa Ciência para Todos do Semiárido Potiguar, com foco nas contribuições para a formação protagônica desses alunos. As reflexões oriundas da investigação, evidenciam o potencial das Feiras de Ciências perante a formação de alunos críticos, devido o caráter investigativo, interdisciplinar, criativo e científico postos na essência da própria atividade. Nossas conclusões revelam que as Feiras contribuem para o acesso de alunos ensino superior, através de momentos significativos de aprendizagem que estas oferecem ao longo das etapas para sua realização.

Protagonismo Estudantil;Ciência;Escola
La Feria de Ciencias tiene se tornado un vehículo pedagógico de grande importancia para la formación de una cultura científica en la escuela. En este trabajo, objetivamos analizar las contribuciones de las Feria de Ciencias en el desarrollo protagonista de alumnos Semiárido Potiguar en la educación básica y sus implicaciones cuanto a la ascensión a la enseñanza superior. Cuanto, a la metodología, pautamos el abordaje cualitativo, mezclando la pesquisa bibliográfica con la pesquisa de campo, cujas análisis de los factos encontrados, tomó como referencia el análisis de contenido. Los instrumentos de colecta de dados fue el cuestionario propagado por la plataforma del Google docs, y la entrevista semiestructurada, realizada con 10, de los 25 sujetos abordados en la aplicación del cuestionario. Los sujetos de investigación fueron alumnos universitarios que participaran, ene el periodo de 2011 a 2017, de ferias del programa “Ciencias para Todos do Semiárido Potiguar”, con foco en las contribuciones para la formación protagónica de esos alumnos. Las reflexiones oriundas de la investigación, evidencian el potencial de las Ferias de Ciencias delante de la formación de alumnos críticos, debido al carácter investigativo, interdisciplinar, creativo y científico puestos en la esencia de la propia actividad. Nuestras conclusiones revelan que las Ferias contribuyen para el acceso de alumnos de enseñanza superior, por medio de momentos significativos de aprendizaje que estas ofrecen al longo de las etapas para su realización.
Protagonismo Estudiantil;Ciencia;Escuela
1
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
IVANISE MARIA RIZZATTI Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim