Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O USO DA LITERATURA DE CORDEL NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: UMA INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM DE BREJO DO CRUZ/PB
MARIA JOSE DE ARAUJO
DISSERTAÇÃO
10/12/2019

Esta dissertação de mestrado objetiva investigar o uso da Literatura de Cordel como estratégia pedagógica nas aulas de Ensino Religioso em uma escola pública no município de Belém do Brejo do Cruz/PB, com foco na interdisciplinaridade que permeia essa área. Em relação ao percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida em cinco momentos/aulas, com alunos e a docente/pesquisadora de uma turma de 8º ano, tendo como procedimento e instrumentos de coleta de dados o gravador de áudio, o caderno de bordo, os cordéis e a observação em sala de aula a respeito do uso da literatura de cordel nas aulas de Ensino Religioso. Após a realização da pesquisa de campo e as análises dos resultados, percebe-se que foi possível trabalhar o cordel como estratégia pedagógica, de forma interdisciplinar com os conteúdos de Ensino Religioso em sala de aula, tendo em vista que os alunos fizeram a integração dos diversos saberes que o cordel proporciona com os saberes da disciplina. Assim, ao trabalhar com o cordel de forma interdisciplinar como estratégia pedagógica no Ensino Religioso, esse trabalho investigativo abriu espaço para a abordagem de outros assuntos em outras áreas, fazendo-nos transitar por vários conhecimentos que estabelecem relações com o tema em estudo, contribuindo assim, para interligar as experiências trazidas do cotidiano dos estudantes aos saberes produzidos no contexto da sala de aula.

Literatura de Cordel;Ensino Religioso;Interdisciplinaridade
This thesis aims to investigate the use of cordel literature as a pedagogical strategy in Religious Education classes in a public school in the city of Belém do Brejo de Cruz / PB, focusing on the interdisciplinarity related to this field of knowledge. Regarding the methodological procedure, a qualitative research was conducted, developed in five classes, with students and the researcher, in an 8th grade class, having as procedure and data collection instrument an audio recorder, the class notes by the teacher and observation regarding the use of cordel literature in Religious Education classes. After conducting the field research and analyzing the results, it is clear that it was possible to work with such a pedagogical strategy, in an interdisciplinary way with the contents of Religious Education in the classroom, considering that the students made a proper integration of the cordel literature and the matters considered at school. Thus, by working with the cordel in an interdisciplinary way as a pedagogical strategy in Religious Education, this investigative work opens space to address other subjects in other areas, leading to various studies that determine relationships with the theme in the study, contributing. thus, to interconnect experiences brought from students' daily life to the matters regarded in the classroom.
Cordel Literature;Religious education;Interdisciplinarity
1
123
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCIO DE LIMA PACHECO Participante Externo
MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS Docente - COLABORADOR
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim