Esta dissertação intitulada “A construção da Identidade da criança na Educação Infantil: um resgate das cantigas de roda na creche Nossa Senhora da Piedade”. Desse modo, temos como objetivo geral: Analisar o uso de cantigas de roda na construção da identidade da criança na Educação Infantil. De modo específico, busca identificar as metodologias e materiais didáticos que os professores utilizam em sala de aula, referente às cantigas de roda; entender como ocorre o processo de construção de identidades da criança desencadeadas pelo uso de cantigas de roda na educação infantil; apontar como os professores compreendem as cantigas de roda no desenvolvimento de sua prática. A construção dos dados que constituem o corpus de análise tem como lócus uma creche da rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, e como sujeitos três professoras da referida instituição, sendo que elas trabalham no maternal III da Educação Infantil. O desenvolvimento metodológico utiliza-se para esta pesquisa um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa visto que reúne como instrumentos de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados encontrados revelam que as cantigas de roda estão presentes no cotidiano em sala de aula como brincadeiras cantadas é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento das crianças nos mais diversos aspectos formativos, que permitem expressar seus sentimentos, sua identidade sendo vivenciados pelas crianças em sala de aula.
This dissertation entitled “The construction of the child's Identity in Early Childhood Education: a rescue of the cantigas de roda in the nursery Nossa Senhora da Piedade”. In this way, we have as general objective: To analyze the use of songs of circle in the construction of the child's identity in Early Childhood Education. Specifically, it seeks to identify the methodologies and didactic materials that teachers use in the classroom, referring to the cantigas de roda; understand how the child's identity construction process occurs, triggered by the use of circle songs in early childhood education; to point out how teachers understand wheel songs in the development of their practice. The construction of the data that make up the corpus of analysis is based on a daycare center in the municipal school system in the city of Cajazeiras / PB, and as subjects, three teachers from that institution, who work in the nursery school of Early Childhood Education. The methodological development uses a bibliographic, field, exploratory study for this research, with a qualitative approach since it gathers semi-structured interviews and direct observation as instruments of data collection. The results found reveal that wheel songs are present in everyday life in the classroom as sung games is an essential activity for the development of children in the most diverse formative aspects, which allow them to express their feelings, their identity being experienced by children in the classroom.