Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DA ETNOMATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE VOLUMES
BARBARA SUELEN PAULO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
18/12/2019

A Etnomatemática assim como a prática de resoluções de problemas, são apresentadas como instrumentos, recursos disponíveis para o desenvolvimento e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Através desses recursos, o professor se ampara para elaborar e desenvolver aulas instigantes para o ensino de conceitos matemáticos. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho é o de investigar as possíveis contribuições da Etnomatemática no processo de ensino aprendizagem da Matemática na educação básica e como ela pode auxiliar nas resoluções de problemas do cotidiano. A presente pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de ensino do Município de Lucrécia/RN, localizada no Oeste Potiguar e teve a colaboração de professores e alunos matriculados no ensino fundamental nas séries finais (6º ao 9º ano). Enfatizando os aspectos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como sendo qualitativa, quantitativa e, etnográfica. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho foi executado obedecendo 05 (cinco) etapas que foram precedido por uma avaliação diagnóstica. Posterior à essa avaliação, foi dada continuidade com as etapas de reconhecimento dos saberes populares articulados com a abordagem Etnomatemática, a contextualização das temáticas Geometria, Grandezas e Medidas, aula de campo para conhecer mediante entrevista a rotina dos agricultores e seus saberes matemáticos, oficina de construção da cuia de oito, de litro e de meio litro, finalizando com uma atividade prática com uso da cuia como instrumento de medida. Nesse contexto, os resultados obtidos podem ser considerados satisfatórios quando se diz respeito ao ensino e aprendizado da Matemática, uma vez que, todo o processo buscou estabelecer uma relação de aprendizagem significativa a partir da investigação cultural, da revisão conceitual, da aprendizagem prática com a construção e uso do objeto de medida utilizado pelos agricultores, a cuia, na resolução de problemas.

Aprendizagem Significativa;Saberes Populares;Recurso Didático;Ensino Aprendizagem
Ethnomathematics as well as the practice of problem solving are presented as instruments, available resources for the development and improvement of the teaching and learning process of Mathematics. Through these resources, the teacher supports himself to elaborate and develop instigating classes for the teaching of mathematical concepts. Therefore, the main objective of this work is to investigate the possible contributions of Ethnomathematics in the process of teaching mathematics learning in basic education and how it can assist in solving everyday problems. The present research was carried out in a school in the municipal education network of the Municipality of Lucrécia / RN, located in Oeste Potiguar and had the collaboration of teachers and students enrolled in elementary school in the final grades (6th to 9th grade). Emphasizing the methodological aspects, the research was characterized as being qualitative, quantitative and ethnographic. To achieve the proposed objective, this work was carried out following 5 (five) steps that were preceded by a diagnostic evaluation. After this evaluation, the stages of recognition of popular knowledge articulated with the Ethnomathematics approach were continued, the contextualization of the themes Geometry, Quantities and Measures, field class to learn through an interview with the routine of farmers and their mathematical knowledge, workshop of construction of the cuia of eight, liter and half liter, ending with a practical activity using the cuia as a measuring instrument. In this context, the results obtained can be considered satisfactory when it comes to the teaching and learning of Mathematics, since the entire process sought to establish a meaningful learning relationship based on cultural investigation, conceptual review, practical learning with construction and use of the measurement object used by farmers, the gourd, in solving problems.
Significant Learning;Popular Knowledge;Didactic Resource;Teaching Learning
1
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Objetos de Aprendizagem e suas Relações com o Ensino-Aprendizagem

Banca Examinadora

OTAVIO PAULINO LAVOR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA Docente - PERMANENTE
OTAVIO PAULINO LAVOR Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim