Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES
JOCELINHA MACENA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
31/10/2019

Os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação chegam às salas de aula das escolas em uma velocidade que, na maioria das vezes, não conseguimos acompanhar. Diante dessa realidade e acreditando que o uso dessas ferramentas possa contribuir para o ensino-aprendizagem do aluno. O professor como mediador desse processo precisa compreender a importância não só do uso dessas tecnologias como subsídio para a aprendizagem, mas também para sua formação crítica e reflexiva dos jovens, para que esse possa interagir de maneira significativa com as tecnologias digitais dentro e fora do ambiente escolar. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as crenças e as experiências de professores com as tecnologias digitais, buscando compreender o que esses pensam sobre o uso dessas ferramentas para o ensino-aprendizagem de línguas. Quanto a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O corpus é composto por autorrelatos construídos por sete professores colaboradores da pesquisa. E como instrumentos para a constituição do corpus realizamos observações e uma proposta de intervenção com grupo focal, realizada com a participação desses professores. O respaldo teórico está baseado em: Antunes (2009), Amarilha (2012),Baktin (2016), Brito e Sampaio (2014), Barcelos e Abrahão (2006). Miccoli ((2006), que discutem sobre linguagem e suas diversas representações no contexto atual; Moram (2013), Rojo e Moura (2012), Levy (1993), Coscarelli (2016), Montes (2016) e Brasil (2018), Ribeiro (2010) abordam as tecnologias no contexto educacional e o ensino de línguas; Barcelos (2004), Oliveira(2007), Pitele (2006), Paiva (2009) e Silva (2011) discutem sobre as crenças e experiências de professores no ensino. Diante das análises feitas nessa pesquisa, foi possível concluir que os professores reconhecem a relevância de se trabalhar com as tecnologias e a importância dessas ferramentas para o ensino. Possuem crenças de que é necessária uma formação para o uso dessas tecnologias, bem como que as condições da escola não são favoráveis. Contudo, é notável que os docentes reconhecem a importância de trabalhar com essas ferramentas para subsidiar a prática pedagógica e as suas limitações em utilizá-las.

Tecnologias digitais;Ensino de línguas;Crenças;Experiências;Professores
Advances in digital technologies of information and communication reach the classrooms of schools at a speed that most often we cannot reach. In light of this current reality, we believe that the use of these technologies can contribute to teaching student learning. The teacher, mediator of this process, needs to understand the importance not only of using these technologies as a tool for learning, but also in the critical and reflective training of their students; therefore, both parties can interact meaningfully with digital technologies in and out of an educational environment. Thus, this research aims to investigate teachers' beliefs and experiences with digital technologies, in search of how to understand what they think about the use of these tools for teaching language learning. The methodology is characterized as a research of qualitative, descriptive and interpretative approach. The corpus is composed of self-reports written by seven research collaborating teachers, observations and a focus group intervention proposal, carried out with these teachers participation. The theoretical foundation is based on the main scholars that support this study, such as: Antunes (2009), Amarilha (2012), Baktin (2016), Brito and Sampaio (2014), Barcelos and Abrahão (2006); and Miccoli (2006) which discuss about language and its various representations in the current context; Moram (2013), Rojo and Moura (2012), Levy (1993), Coscarelli (2016), Montes (2016) and Brasil (2018), address technologies in the educational context and language teaching; Barcelos (2004), Oliveira (2007), Pitele (2006), Paiva (2009) and Silva (2011) discuss about teachers' beliefs and experiences in teaching. According to this research’s analysis, teachers' beliefs and experiences about the use of digital technologies in the new languages’ teaching, it has concluded that teachers recognize the relevance of working with technologies and the importance of these tools for teaching. Teachers have beliefs that training is required for the use of these technologies, as well as that school conditions are not satisfactory. However, it is remarkable that teachers recognize the importance of working with these tools to support pedagogical practice and their limitations in using them.
Digital technologies;Language teaching;Teacher beliefs;experiences
1
94
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens.

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim