Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
INCLUSÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO
LUCIENE NASCIMENTO SILVA DE MOURA
DISSERTAÇÃO
10/12/2019

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a garantia dos preceitos da Dignidade da Pessoa Humana na educação inclusiva, por meio de práticas interdisciplinares norteando-se pelos seguintes objetivos específicos: (I) investigar as bases legais da Educação Inclusiva; (II) refletir acerca das garantias da Educação Inclusiva na promoção da Dignidade da Pessoa Humana; (III) investigar a presença de práticas interdisciplinares e suas contribuições para a inclusão do aluno com deficiência e a garantia da dignidade da pessoa humana no contexto escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva no município de Cajazeiras–PB, no período de maio a setembro de 2019. O estudo envolveu, como sujeitos participantes, uma aluna de oito anos, matriculada no 2º ano do ensino fundamental que não possui nenhum dos membros superiores e inferiores; e duas professoras: a professora da aluna, da sala de aula regular, e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva para qual optamos pelo Estudo de Caso como método de pesquisa, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através da observação, entrevista semiestruturada e análise dos documentos que regem a escola. A coleta de dados aconteceu através da observação das ações docentes desenvolvidas, frente à interdisciplinaridade e dignidade da pessoa humana; entrevista semiestruturada com as professoras pesquisadas, análise do PPP e do Regimento Interno da escola. Os resultados da investigação, em relação ao objetivo geral e aos específicos propostos para essa pesquisa, proporcionaram a percepção de que as professoras têm a concepção de dignidade da pessoa humana como um conjunto de direitos que devem ser respeitados em sua totalidade. Foi verificado, também, que as docentes avaliam a prática interdisciplinar como promissora na educação inclusiva, oportunizando uma melhor inclusão dos alunos com deficência no ensino e na escola regular. A pesquisa foi baseada no aporte teórico relacionado às temáticas da educação inclusiva, interdisciplinaridade e dignidade da pessoa humana. Para a educação inclusiva, utilizamos como referências alguns documentos internacionais que a protegem como: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a Conferência Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Convenção de Guatemala (1999). Da base legislativa brasileira, aportamo-nos na Constituição Federal Brasileira (1988), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Estatatuto da Pesoa com Deficiência, além das contribuições teóricas de autores como Carvalho (2008, 2010, 2013), Farrel (2008), Orrú (2012), Lima (2006), Mantoan (2005, 2006, 2010), Martinelli (1999), Bersch (2010), Dantas (2016), Batista (2007), Jesus (2009) dentre outros. Para discutir a interdisciplinaridade, pautamo-nos em Fazenda (1998, 2001, 2003, 2004, 2008), Luck (1990), Morin (2001), Japiassu (1976), como também em alguns documentos como a Constituição Federal Brasileira (1988), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Na análise dos preceitos da dignidade da pessoa humana, fundamentamo-nos em Sarmento (2016), Zilles (2012), Santos (2016, 2016, 2019), Sarlet (2012), Bobbio (2004), Siqueira (2011), Garcia (2015), leis e documentos que asseguram a dignidade da pessoa humana, dentre outros. Além de pesquisadores das temáticas abordadas neste estudo, buscamos também documentos oficiais da escola, campo do estudo, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Interno que foram analisados com base no referencial teórico. Por fim, acredita-se que o resultado desta pesquisa promoverá uma reflexão sobre o respeito à dignidade da pessoa humana na escola, em especial na educação inclusiva e de como a interdisciplinaridade é capaz de promover a formação humana do sujeito no espaço da escola regular voltada para a inclusão, ao respeito, à dignidade humana e à busca por uma sociedade igualitária e justa para todos, sem qualquer tipo de discriminação.

Inclusão;Interdisciplinaridade;Dignidade da Pessoa Humana
This research aims to investigate the guarantee of the precepts of the Dignity of the Human Person in inclusive education, through interdisciplinary practices guided by the following specific objectives: (I) investigate the legal bases of Education Inclusive; (II) reflect on the guarantees of Inclusive Education in promoting the Dignity of the Human Person; (III) investigate the presence of interdisciplinary practices and their contributions to the inclusion of students with disabilities and the guarantee of the dignity of the human person in the school context. The research was carried out at the Municipal School of Children's Education and Elementary School Costa e Silva in the municipality of Cajazeiras-PB, from May to September 2019. The study involved, as participant subjects, an 8-year-old student enrolled in the second year of elementary school, who does not have any of the upper and lower limbs; and two teachers: the teacher of the student, in the regular classroom, and the teacher of Specialized Educational Care (EEA). This is an exploratory-descriptive research for which we opted for the Case Study as a research method, taking as an approach the qualitative research, whose data collection was performed through observation, structured interview and analysis of documents governing the school. Data collection occurred through the observation of the teaching actions developed, in view of the interdisciplinarity and dignity of the human person; structured interview with the researched teachers, analysis of the PPP and the school's Internal Rules. The results of the research, in relation to the general objective and the specific ones proposed for this research, provided the perception that teachers have the conception of dignity of the human person as a set of rights that must be respected in their All. It was also verified that teachers evaluate interdisciplinary practice as promising in inclusive education, providing better inclusion of students with deficence in teaching and regular school. The research was based on the theoretical contribution related to the themes of inclusive education, interdisciplinarity and dignity of the human person. For inclusive education, we use as references some international documents that protect it as: the Universal Declaration of Human Rights (1948), the Convention on the Rights of the Child (1989), the World Conference on Education for All (1990), the Declaration of Salamanca (1994), the GuatemalaN Convention (1999). From the Brazilian legislative basis, we joined the Brazilian Federal Constitution (1988), in the National Curriculum Parameters (PCN's), in the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), in the Weight with Disabilities, in addition to the theoretical contributions of authors such as Carvalho (2008, 2010, 2013), Farrel (2008), Orrú (2012), Lima (2006), Mantoan (2005, 2006, 2010), Martinelli (1999), Bersch (2010), Dantas (2016), Batista (2007), Jesus (2009) among others. To discuss interdisciplinarity, we are based on Finance (1998, 2001, 2003, 2004, 2008), Luck (1990), Morin (2001), Japiassu (1976), as well as some documents such as the Brazilian Federal Constitution (1988), the National Curriculum Parameters ( pcn's) and the Education Guidelines and Bases Act (LDB). In the analysis of the precepts of the dignity of the human person, we are based on Sarmento (2016), Zilles (2012), Santos (2016, 2016, 2019), Sarlet (2012), Bobbio (2004), Siqueira (2011), Garcia (2015), laws and documents that ensure the dignity of the human person, among others. In addition to researchers of the themes addressed in this study, we also seek official documents from the school, field of study, such as the Pedagogical Political Project (PPP) and the Internal Rules of Procedure that were analyzed based on the theoretical framework. Finally, it is believed that the result of this research will promote a reflection on respect for the dignity of the human person in school, especially in inclusive education and how interdisciplinarity is capable of promoting the human formation of the subject in the school space inclusion, respect, human dignity and the search for an egalitarian and just society for all without any kind of discrimination.
Inclusion;Interdisciplinarity;Dignity of the Human Person
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade

Banca Examinadora

MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCIO DE LIMA PACHECO Participante Externo
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Pós-Doc
MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim