Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade
ADALBERTO DA PALMA PEREIRA
DISSERTAÇÃO
25/01/2011

Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ainda o labor de Mário de Andrade enquanto gestor público, no mesmo período em São Paulo, ao fomentar a criação dos Parques Infantis de modo a atender aos filhos do operariado, neles inserindo o ensino das danças populares em sua rotina didática. Diferentemente de sua acepção tradicional, o conceito Dança Dramática aqui se converte em pressuposto pedagógico centrado na corporalidade presente em sua imbricação popular de canto, dança e representação. A lógica pedagógica se estabelece como construção em contextos comunitários de uma corporalidade cidadã e se atualiza no diálogo com os estudos corporais recorrentes às Artes Cênicas contemporâneas. Esta investigação busca inserir as Danças Dramáticas no atual ensino brasileiro por considerá-las capazes de dialogar metodologicamente com os tópicos análogos constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do MEC.

Danças Dramáticas do Brasil; Mário de Andrade; corporalidade; educação; arte- educação
This research focuses on the ethnographic study undertaken by Mario de Andrade around the traditions relating to Brazilian popular music and dance in the period between the 20 and 30 of the last century, later compiled in three volumes Oneyda Alvarenga that came to compose the work Dramatic Dances of Brazil. It also examines the work of Mario de Andrade while as a public manager in the same period in São Paulo, by promoting the creation of Public Playgrounds for the children of the working class in them entering the teaching popular dancing in their routine teaching. Unlike traditional sense, the concept Dance Drama here becomes pedagogical presupose focus in corporality present in its imbrication of popular song, dance and representation. The pedagogic logic is established as a process in community context of citizens corporality and is updated in dialogue with recurrent corporeal studies to contemporary Scenic Arts. This research attempts to insert the Dramatic Dances in the current Brazilian educational because it considers them capable of dialoguing with the methodologically similar topics listed in the National Curricular Parameters (PCN) MEC. Dramátics Dances of Brazil, Mário de Andrade, Corporality, art-education, National Curriculum Parameters (PCN).
Dramátics Dances of Brazil, Mário de Andrade, Corporality, art-education, National Curriculum Parameters (PCN).
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INGLES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

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Banca Examinadora

SUZANA MARIA COELHO MARTINS
Sim
Nome Categoria
LUCIA FERNANDES LOBATO Docente

Vínculo

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Não