Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ, VISANDO ATUAÇÃO EM AÇÕES PREVENTIVAS
PAULO FERNANDO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
31/10/2019

Diante da utilização excessiva dos recursos naturais e da destruição acentuada dos ecossistemas por ações antrópicas, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a atuação da Polícia Militar no atendimento das demandas sociais no âmbito da preservação ambiental, tendo como o norte as possíveis contribuições e desenvolvimento de ações preventivas com a aplicação na esfera do ensino na educação básica. A promoção da Educação Ambiental tem se tornado importante no dia a dia das instituições de ensino, pois tem a capacidade de modificar as ações dos indivíduos em relação ao meio ambiente. Como o processo de ensino formal sofre complementaridade das intervenções externas, a atuação do profissional da polícia militar torna-se fundamental na promoção da Educação Ambiental, dado seu papel enquanto agente social, responsável por promover o equilíbrio e o bem estar da população. Partindo desta constatação, esta dissertação pretende investigar e responder ao seguinte questionamento: Como a Polícia Militar do Estado da Paraíba poderá contribuir para o desenvolvimento de ações preventivas de proteção ambiental, através da promoção da Educação Ambiental? Na perspectiva de encontrar respostas para essa questão, a metodologia utilizada tem como norte a utilização da pesquisa-ação auxiliada por técnicas quali-quantitativa, concernentes ao estudo de caso e aplicação de questionário a fim de se obter dados estatísticos que oportunizem apresentar de forma clara, concisa e objetiva a concepção dos policiais militares da cidade de Cajazeiras – PB no tocante à importância de se desenvolver ações educativas que visem à disseminação dos conhecimentos relativos à Educação Ambiental para crianças e jovens em idade escolar entre 6 e 14 anos, tornando a conscientização uma medida preventiva que objetive minimizar os impactos ambientais oriundos de ações humanas, que por vezes culminam na incidência de problemas ambientais. A pesquisa tornou clara e mais evidente a possibilidade de modificar o agir de um sujeito repressor de crimes, permitindo que sua capacidade de influenciar ações positivas seja favorável à proteção do meio ambiente envolvendo a educação ambiental robustecendo a cidadania de crianças e jovens através de sua atividade preventiva, utilizando a técnicas de ensino e reflexão crítica. Avalia-se a partir dos expostos o quão imprescindível é o trabalho dos policiais para o desenvolvimento de uma educação ambiental no âmbito escolar e social através da educação formal, não formal, informal e bem como a acentuada necessidade de ter, no próprio ambiente corporativo, espaços de formação, socialização e difusão dos saberes pedagógicos para o desenvolvimento de um ambiente favorável. Acredita-se que a sensibilização dos respondentes acerca da temática e do quão essencial são as técnicas de ensino desenvolvidas para mediar esse conhecimento, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, fase esta de inicialização da conscientização do indivíduo enquanto cidadão.

Meio Ambiente;Policia Militar;Ensino
En vista del uso excesivo de los recursos naturales y la marcada destrucción de los ecosistemas por las acciones antrópicas, el objetivo general de esta investigación fue analizar el papel de la Policía Militar en el cumplimiento de las demandas sociales en el campo de la preservación del medio ambiente, con las posibles contribuciones y desarrollo de acciones preventivas con aplicación en el ámbito de la educación en educación básica. La promoción de la Educación Ambiental se ha vuelto importante en la vida cotidiana de las instituciones educativas, ya que tiene la capacidad de modificar las acciones de los individuos en relación con el medio ambiente. A medida que el proceso de educación formal sufre la complementariedad de las intervenciones externas, el desempeño del profesional de la policía militar se vuelve fundamental en la promoción de la Educación Ambiental, dado su papel como agente social, responsable de promover el equilibrio y el bienestar de la población. Con base en este hallazgo, esta tesis pretende investigar y responder la siguiente pregunta: ¿Cómo puede la Policía Militar del Estado de Paraíba contribuir al desarrollo de acciones preventivas para la protección del medio ambiente, a través de la promoción de la Educación Ambiental? Para encontrar respuestas a esta pregunta, la metodología utilizada se guía por el uso de la investigación de acción asistida por técnicas cualitativas y cuantitativas, en relación con el estudio de caso y la aplicación del cuestionario para obtener datos estadísticos que brinden una presentación clara. , conciso y objetivo la concepción de la policía militar de la ciudad de Cajazeiras - PB sobre la importancia de desarrollar acciones educativas dirigidas a la difusión de conocimientos relacionados con la Educación Ambiental para escolares y jóvenes entre 6 y 14 años, sensibilizando Una medida preventiva dirigida a minimizar los impactos ambientales de las acciones humanas, que a veces culminan en la incidencia de problemas ambientales. La investigación ha dejado en claro y más evidente la posibilidad de modificar la acción de un sujeto represivo criminal, permitiendo que su capacidad de influir en acciones positivas sea favorable para la protección del medio ambiente que involucra la educación ambiental, fortaleciendo la ciudadanía de niños y jóvenes a través de su actividad. preventiva, utilizando técnicas de enseñanza y reflexión crítica. Se evalúa a partir de lo expuesto lo esencial que es el trabajo de la policía para el desarrollo de la educación ambiental en la escuela y lo social a través de la educación formal, no formal e informal y la fuerte necesidad de tener, en el entorno corporativo, espacios de formación, socialización y difusión del conocimiento pedagógico para el desarrollo de un entorno favorable. Se cree que la conciencia de los encuestados sobre el tema y cuán esenciales son las técnicas de enseñanza desarrolladas para mediar este conocimiento, especialmente en los primeros grados de la escuela primaria, esta fase de inicialización de la conciencia del individuo como ciudadano.
Medio Ambiente;Policía Militar;Enseñanza
1
144
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo
ALBINO OLIVEIRA NUNES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Outros
Outros
Sim