Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
RAFAELLA LOPES GONCALVES BANDEIRA
DISSERTAÇÃO
22/10/2019

Esta dissertação intitulada Educação Integral no ambiente escolar: relação escola e comunidade, busca investigar sobre a proposta de educação integral da escola e suas implicações na prática educativa, a partir do desenvolvimento de projetos integradores entre escola e comunidade. Assim, enveredamos pelo viés da educação integral, que se efetiva no contexto escolar, desenvolvida em parceria com uma organização da sociedade civil (OSC) na cidade de Poço de José de Moura que está localizado no alto sertão paraibano a 520 km da capital João Pessoa-PB. Para tanto, utiliza-se para esta pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa. Para fundamentar a pesquisa, trazemos como referencial teórico as concepções de Guará, (2006), Gramsci (1891-1937), Nosella (2009), Moll(2007), Gadotti (2009), Brandão (2013), Branco(2012), Dewey (1979), Arroyo (2011), Sacristán (2000), Ferraço(2017), Veiga (2002), dentre outros. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho e a Associação Cultural Pisada do Sertão. E como instrumentos para a construção dos dados fizemos uso de entrevistas direcionadas a professores, coordenadores pedagógicos e educadores sociais, além da observação sistemática da rotina de funcionamento tanto da escola quanto da Associação. O tratamento dos dados baseia-se na análise de conteúdo, em que as informações construídas na pesquisa foram cuidadosamente interpretadas para chegar aos resultados. A investigação revelou que o trabalho em parceria fortalece a proposta de educação integral tanto na escola quanto na Associação, pois a escola é concebida como o espaço central onde a educação integral começa a ser realizada. O trabalho da Associação é de colaborar com as aprendizagens construídas na educação formal, por meio do estabelecimento de parceria.

Educação Integral;Prática Educativa;Escola;Sociedade Civil
This dissertation entitled Integral Education in the school environment: relationship school and community, seeks to understand the proposal of integral education of the school and its implications in the educational practice, from the development of integrative projects between school and community. Thus, we take the bias of integral education that takes place in the school context, developed in partnership with a civil society organization (CSO) in the city of Poço de José de Moura, which is located in the high backwoods in Paraíba, 520 km from the capital João Pessoa-PB. Therefore, a bibliographic and field study with a qualitative approach is used for this research. To support the research, we bring as theoretical reference the conceptions of Guará (2006), Gramsci (1891-1937), Nosella (2009), Moll (2007), Gadotti (2009), Brandão (2013), Branco (2012), Dewey (1979), Arroyo (2011), Sacristán (2000), Ferraço (2017), Veiga (2002), among others. The locus of the research was at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Professor Francisco Cassiano Sobrinho and the Pisada do Sertão Cultural Association. And as instruments for the construction of the data, we made use of interviews directed to teachers, pedagogical coordinators, social educators and the systematic observation of the routine of the functioning of both the school and the Association. The treatment of data is based on content analysis, in which the information built in the research was carefully interpreted to arrive at the results. Research has shown that the work in partnership strengthens the proposal for integral education at both the school and the Association, as school is conceived as the central space where integral education begins to take place. The Association's work is to collaborate with the learning built on formal education by establishing a partnership.
Integral Education;Educational practice;School;Civil society
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ZILDENE FRANCISCA PEREIRA Participante Externo
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim