A sociedade presencia, atualmente, uma expansão da utilização das tecnologias digitais nas mais diversas camadas do cotidiano, adquirindo uma importância capaz de organizar a vida dos indivíduos em torno delas. O ambiente educacional, por sua, vez não está livre desta ampliação. Nota-se, cada vez mais, o uso das tecnologias como um recurso didático. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como os professores de língua inglesa na
educação básica de uma instituição pública estadual utilizam as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, identificando quais são os principais recursos digitais utilizados e como o uso dessas tecnologias colabora no processo de ensino/aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizou-se os Documentos Oficiais Nacionais que rezam sobre o ensino de língua inglesa: Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei nº 9.394/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000), Organizações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL,
2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Sobre as Tecnologias Digitais, nos fundamentados nos estudos de Holden (2009), Kenski (2012), Braga (2012), Coscarelli (2016) e nas recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2017). Além disso, tomou-se como base Dionísio (2005), Jewitt (2008), Lemke (2010), Rojo (2012) e estudos do The New London Group (1996) que discorrem sobre a Multimodalidade e a Pedagogia dos Multiletramentos. Por fim, os estudos de Jenkins (2008), Buckinghan (2010), Almeida (2011), Coscarelli e Ribeiro (2011; 2018) nos ajudaram a discutir sobre o Letramento Digital e Crítico. Metodologicamente, essa pesquisa se caracteriza como micro-etnográfica com abordagem qualitativa de análise de dados. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários, observações em sala de aula, aplicação de uma oficina pedagógica e uma entrevista no formado Grupo Focal com os professores participantes. Como resultado, percebeu-se que apesar dos profissionais acreditarem no uso das tecnologias como ferramentas que tornam a aula atrativa e dinâmica, ainda sentem dificuldade no manejo com elas, ao mesmo tempo em que expressam a necessidade de capacitação. Como recursos predominantes estão o datashow, computador, arquivos de áudio e vídeo, mostrando uma deficiência de tecnologias midiáticas como aplicativos, softwares e website. Além disso, notou-se que o movimento de acoplar o conteúdo didático ao som, imagem e movimento dinamiza as aulas, motivando os alunos,
ainda que a abordagem predominante dos professores ainda siga um modelo tradicional de ensino. Por fim, não foram constatados exercícios didáticos que trabalhassem questões relacionadas aos multiletramentos, especificamente o letramento digital e crítico, mesmo que, no Ensino Médio, os objetivos sejam voltados para exercícios de leitura, compreensão e interpretação de textos (o que poderia ser um momento pertinente para tanto). Através desse
estudo, depreendeu-se que são muitas as vantagens que as tecnologias digitais podem proporcionar, porém, ainda existem muitos empecilhos referentes aos seus usos. São necessárias políticas públicas educacionais voltadas para a reestruturação das instituições, capacitação docente, além de planejamento para a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de língua inglesa.