Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS MULTILETRAMENTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SANZIO MIKE CORTEZ DE MEDEIROS
DISSERTAÇÃO
30/05/2019

A sociedade presencia, atualmente, uma expansão da utilização das tecnologias digitais nas mais diversas camadas do cotidiano, adquirindo uma importância capaz de organizar a vida dos indivíduos em torno delas. O ambiente educacional, por sua, vez não está livre desta ampliação. Nota-se, cada vez mais, o uso das tecnologias como um recurso didático. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como os professores de língua inglesa na educação básica de uma instituição pública estadual utilizam as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, identificando quais são os principais recursos digitais utilizados e como o uso dessas tecnologias colabora no processo de ensino/aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizou-se os Documentos Oficiais Nacionais que rezam sobre o ensino de língua inglesa: Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei nº 9.394/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000), Organizações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Sobre as Tecnologias Digitais, nos fundamentados nos estudos de Holden (2009), Kenski (2012), Braga (2012), Coscarelli (2016) e nas recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2017). Além disso, tomou-se como base Dionísio (2005), Jewitt (2008), Lemke (2010), Rojo (2012) e estudos do The New London Group (1996) que discorrem sobre a Multimodalidade e a Pedagogia dos Multiletramentos. Por fim, os estudos de Jenkins (2008), Buckinghan (2010), Almeida (2011), Coscarelli e Ribeiro (2011; 2018) nos ajudaram a discutir sobre o Letramento Digital e Crítico. Metodologicamente, essa pesquisa se caracteriza como micro-etnográfica com abordagem qualitativa de análise de dados. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários, observações em sala de aula, aplicação de uma oficina pedagógica e uma entrevista no formado Grupo Focal com os professores participantes. Como resultado, percebeu-se que apesar dos profissionais acreditarem no uso das tecnologias como ferramentas que tornam a aula atrativa e dinâmica, ainda sentem dificuldade no manejo com elas, ao mesmo tempo em que expressam a necessidade de capacitação. Como recursos predominantes estão o datashow, computador, arquivos de áudio e vídeo, mostrando uma deficiência de tecnologias midiáticas como aplicativos, softwares e website. Além disso, notou-se que o movimento de acoplar o conteúdo didático ao som, imagem e movimento dinamiza as aulas, motivando os alunos, ainda que a abordagem predominante dos professores ainda siga um modelo tradicional de ensino. Por fim, não foram constatados exercícios didáticos que trabalhassem questões relacionadas aos multiletramentos, especificamente o letramento digital e crítico, mesmo que, no Ensino Médio, os objetivos sejam voltados para exercícios de leitura, compreensão e interpretação de textos (o que poderia ser um momento pertinente para tanto). Através desse estudo, depreendeu-se que são muitas as vantagens que as tecnologias digitais podem proporcionar, porém, ainda existem muitos empecilhos referentes aos seus usos. São necessárias políticas públicas educacionais voltadas para a reestruturação das instituições, capacitação docente, além de planejamento para a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de língua inglesa.

Multiletramentos;Tecnologias digitais;Ensino e aprendizagem;Língua Inglesa
Currently, society has faced an expansion of digital technologies used in the most diverse areas of daily life, acquiring an importance capable of organizing the lives of individuals around them. Consequently, the educational environment is not outside this extension. Increasingly, the use of technologies has been a didactic resource. Thus, this present research has the objective of analyzing how the English teachers who work in the Basic Education of a State Public Institution use the digital technologies in their pedagogical practices, identifying which are the main digital resources used and how these technologies use collaborate to the teaching/learning process. As a theoretical basis, the following were used: the National Official Papers, which are based on English language teaching; the Law of Directives and Bases (LDB - Law nº 9.394/1996), National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998, 2000), High School Curriculum Organizations (BRAZIL, 2006) and the National Curricular Common Base (BRAZIL, 2018). About Digital Technologies, this work is based on the studies of Holden (2009), Kenski (2012), Braga (2012), Coscarelli (2016) and on the recommendations of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2017). In addition, it was based on Dionísio (2005), Jewitt (2008), Lemke (2010), Rojo (2012) and on The New London Group’ studies (1996) that discuss about Multimodality and Pedagogy of Multiliteracies. Finally, the studies of Jenkins (2008), Buckinghan (2010), Almeida (2011), Coscarelli and Ribeiro (2011; 2018) helped us to discuss about Digital and Critical Literacy. Methodologically, this research is characterized as micro-ethnographic with a qualitative approach to data analysis. As research instruments, the following were used: questionnaires, classroom observations, a pedagogical workshop application and an interview in the Focal Group formed with the participating teachers. As a result, it was noticed that, although professionals believe in the use of technologies as tools that make the classroom attractive and dynamic, they still feel difficult to manage with them, at the same time they express the need for training. The predominant resources are: datashow, computer, audio and video files, showing a deficiency of media technologies such as applications, software and website. Besides that, it was noticed that the association of coupling the didactic content to the sound, image and movement dynamizes the classes, motivating the students, although the main approach of the teachers still follows a traditional model of teaching. Lastly, it was discovered that there were no didactic exercises that deal with issues related to multiliteracies, specifically digital and critical literacy, even though in high school the objectives are focused on exercises in reading, comprehension and interpretation of texts (which could be an appropriate time to do so). Through this study, it has been realized that there are many advantages that digital technologies can provide; however, there are still many obstacles related to their uses. Public educational policies are needed for institutional restructuring, teacher training, and planning for technological resources use in English language classes.
Multiliteracies;Digital Technologies;Teaching/learning;English Language
1
188
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Multiletramentos no ensino de línguas: foco no letramento multimodal crítico

Banca Examinadora

MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
Luis Miguel Dias Caetano Docente - COLABORADOR
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Participante Externo
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim