As constantes mudanças na área da linguagem e a reformulação das concepções sobre o ensino de línguas que leve em conta estas mudanças são preocupações no campo do ensino. Levando em consideração os pressupostos da multimodalidade e dos multiletramentos, este trabalho tem como objetivo investigar a utilização do gênero tirinha nas atividades de Língua Inglesa, mediadas pelo livro didático de Inglês do professor da coleção Way to English for Brazilian Learners, da Editora Ática, dos autores Cláudio Franco e Kátia Tavares (FRANCO; TAVARES, 2015), em utilização no Ensino Fundamental da cidade de Rodolfo Fernandes, na Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante. O livro escolhido foi o do 6º ano, dada a recorrência do gênero tirinha no material. A pesquisa foi baseada nos pressupostos teóricos do Grupo de Nova Londres (The New London Group, 2000), Cope & Kalantzis (2000); assim como
na teoria do letramento visual, em que utilizamos as ideias de Callow (2005, 2008), Bamford (2003), na semiótica social (Lemke, 2010) e na Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). Usamos a abordagem de Marcuschi (2008) sobre os gêneros como prática sócio-comunicativa e como alicerce para o ensino de línguas. Utilizamos autores que conceituam sobre a tirinha (COSTA, 2008; RAMOS, 2017; VERGUEIRO, 2018) e sobre a perspectiva multimodal desse gênero (ROJO, 2015), Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009). Revisamos também considerações sobre a utilização do livro didático no ensino de Língua Inglesa com base em Bezemer e Kress (2008), Dias (2009) e Ramos (2009), para, então, discutirmos aspectos do letramento crítico com base em Oliveira (2006). A pesquisa procurou responder as seguintes perguntas: 1) Como o livro didático de Língua
Inglesa aborda os modos verbais e não verbais da tirinha? Como os recursos semióticos da tirinha podem possibilitar o letramento visual crítico? Quais concepções de letramento visual e crítico subjacentes às atividades apresentadas? Nossa pesquisa, do tipo interpretativista, utilizou o estudo das bases teóricas para
interpretação do corpus que correspondeu às atividades e seções do LD que utilizam as tirinhas, em que os dados foram trabalhados numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o LD em análise trabalhou com a tirinha no ensino de LE em uma perspectiva que amplia a necessidade de desenvolver as habilidades linguísticas de falar, ouvir, ler e escrever textos verbais e apresentou preocupação com a leitura de textos visuais e multimodais e também com o letramento crítico possibilitado pelo estudos desses textos. Foi possível identificar também que a
simples menção das características imagéticas do texto ainda são insuficientes para se configurar em uma abordagem de letramento visual. Por isso, acreditamos que a intervenção do professor na utilização do LD é decisiva para trabalhar estes aspectos, já que o LD veicula os textos e os aproxima dos alunos. Faz-se necessário
complementar a abordagem dada com relação aos letramentos visual e crítico. Concluímos que esta pesquisa ofereceu a oportunidade de avaliar a eficácia do LDI enquanto material de ensino no que concerne ao seu papel de aproximar os alunos a textos com novas configurações e que necessitam ser ensinados, para que desenvolvam de forma adequada as habilidades de leitura multimodal, ao mesmo tempo em que ampliam também o letramento crítico frente a textos visuais, situados social e culturalmente.