Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
LETRAMENTO CRÍTICO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EJA: CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
MARIA AMELIA DA SILVA COSTA
DISSERTAÇÃO
03/05/2019

O letramento crítico se constitui, atualmente, como um elemento necessário de ser trabalhado nos espaços educacionais. Destaca-se, nesta pesquisa, a importância desse trabalho para a Educação de Jovens e Adultos por considerar que esse público precisa desenvolver a interpretação de textos, já que estes, além de possuírem uma intencionalidade, refletem posições ideológicas ligadas diretamente à vida em seus diferentes aspectos. O objetivo deste trabalho é investigar as crenças dos professores sobre a utilização do letramento crítico no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a partir do uso de histórias em quadrinhos. Para subsidiar teoricamente o estudo, nos fundamentamos nos pressupostos de Rojo (2012, 2016); Rojo e Barbosa (2017); Kleiman (2008); Bertoni-Ricardo e Stella (2016); Ribeiro (2016); Soares (2017); Vergueiro (2017); Vergueiro e Ramos (2014) e Paulo Freire (2014). Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativista, inserida no contexto da linguística aplicada e realizada com três professoras de português, da EJA, no município de Patos-PB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, questionário, entrevista, além de uma intervenção que abordou como utilizar as HQ’s, especificamente as tirinhas de Mafalda, para motivar o letramento crítico nas aulas, haja vista abordarem aspectos da vida social, cultural e política os quais permitem discussões enriquecedoras. Ao término da intervenção, foi aplicada a técnica de grupo focal para investigar as crenças construídas ao longo da pesquisa, comparando-as com as práticas em sala de aula e com as crenças preliminares das participantes. Os resultados mostraram que as participantes não possuíam definição clara sobre que é o letramento crítico. Possuem a crença na necessidade de trabalhar os conteúdos numa perspectiva social, que explora a criticidade do aluno, reconhecendo que isso pode ser desenvolvido através das HQ’s, especialmente das tirinhas apresentadas na intervenção. A pesquisa possibilitou a constatação de que o letramento crítico ainda é algo distante da prática de ensino, sendo, portanto, fundamental reconhecer a importância de um ensino de Língua Portuguesa, na EJA, que considere as histórias de vida dos educandos e estimule atividades de leitura e interpretação numa perspectiva crítica.

Letramento Crítico;Histórias em Quadrinhos;Educação de Jovens e Adultos;Crenças;Ensino de Língua Portuguesa
Critical literacy is nowadays a necessary element to be worked in educational spaces. In this research, we highlight its importance for youth and adult education by considering that this public needs to develop the interpretation of texts, since they have their intentionality, and reflect ideological positions directly related to life in its different aspects. The objective of this work is to investigate teachers’ beliefs about the use of critical literacy in portuguese language teaching in youth and adult education, based on the use of comic books. In order to theoretically subsidize the study, we base ourselves on the assumptions of Rojo (2012, 2016); Rojo and Barbosa (2017); Kleiman (2008); Bertoni-Ricardo and Stella (2016); Ribeiro (2016); Soares (2017); Vergueiro (2017); Vergueiro and Ramos (2014) and Paulo Freire (2014). This work is a qualitative, descriptive and interpretative research, inserted in the context of applied linguistics and carried out with three Portuguese teachers, from youth and adult education, in the municipality of Patos-PB. The instruments of data collection were observation, questionnaire, interview, as well as an intervention that addressed how to use the comic books, specifically the ones by Mafalda, to motivate critical literacy in classes, considering aspects of social, cultural and political life which allow enriching discussions. At the end of the intervention, the focal group technique was applied to investigate the beliefs constructed throughout the research, comparing them with the practices in the classroom and the participants’ preliminary beliefs. The results showed that the participants did not have a clear definition of what the critical literacy is. They have a belief in the need to work the content in a social perspective, which explores the criticality of the student, recognizing that this can be developed through comics, especially the comic strips presented in the intervention. The research made possible the assertion that critical literacy is still something far from teaching practice, and it is, therefore, fundamental to recognize the importance of a portuguese language teaching in the youth and adult education that considers the histories of life from learners and that stimulates reading activities and interpretation in a critical perspective.
Critical Literacy;Comic books;Youth and Adult Education;Beliefs;Portuguese Language Teaching
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens.

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Docente - PERMANENTE
ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim