Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A TEMÁTICA AMBIENTAL NA INFÂNCIA: CONCEPÇÕES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICIPIO DE MOSSORÓ-RN
ALENILDA DE OLIVEIRA FERNANDES
DISSERTAÇÃO
30/04/2019

O trabalho “A temática ambiental na Infância: concepções docentes e práticas pedagógicas desenvolvidas em uma unidade de Educação Infantil no município de Mossoró-RN” constituise de pesquisa desenvolvida com objetivo geral de analisar as concepções docentes e as práticas pedagógicas de educação ambiental que são desenvolvidas em uma unidade de Educação Infantil no município de Mossoró-RN. A Educação Infantil corresponde ao estágio inicial da escolarização, em que se inicia o processo de formação do ser humano, por meio da educação formal correspondendo à primeira fase da educação básica. O desenvolvimento dessa investigação de abordagem qualitativa, partiu-se inicialmente da realização de uma pesquisa documental do Projeto Político Pedagógico da unidade, com a finalidade de identificar se estavam contemplados no planejamento da unidade referida os objetivos para promover ações educativas de sensibilização das crianças para a problemática ambiental. Em seguida, foi realizada uma entrevista com quatro docentes sobre a compreensão delas diante da importância da educação ambiental. No momento seguinte fez-se observação in loco para identificar as estratégias desenvolvidas na unidade. As crianças envolvidas nessa investigação, tinham a idade entre 4 e 5 anos. Considerando que a Educação Infantil visa construir a base necessária para a formação do ser humano, a educação ambiental ao ser incluída desde esse período, proporciona às crianças o desenvolvimento enquanto sujeitos partícipes de uma sociedade que necessita de mudanças individuais e coletivas para promoção de uma cidadania socioambiental. Assim, a sensibilização é o elemento preponderante desse processo, posto que a partir do olhar com sensibilidade o ser humano passa a conhecer e intervir significativamente em seu meio. A temática estudada aprofunda-se a partir de leituras de autores que abordam o tema ambiental, como também o desenvolvimento infantil, dentre os quais: Guimarães, (2015), Reigota, (2014), Loureiro e Torres, (2014), Loureiro, (2012), Carvalho, (2012), esses versam sobre a educação ambiental; Kramer e Leite, (2003), Angotti, (2014), Vigotski, (2007 e 2008), Rousseau, (2004), Palangana, (2015), que fazem uma abordagem a respeito da Educação Infantil. No decorrer dessa investigação, percebe-se a importância da prática para a educação ambiental ser desenvolvida na Educação Infantil, para a compreensão desde a infância da necessidade de se preservar o meio ambiente para a qualidade de vida de todos os seres em geral. Observa-se que no desenvolvimento das ações educativas as docentes pesquisadas procuram estabelecer relações entre as teorias e as práticas que executam em seu fazer educacional diário, além de identificar que a problemática ambiental está presente nos planejamentos da unidade conforme analisado no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.

Educação Infantil;educação ambiental;sensibilização;contextualização;prática docente
The work “The environmental theme in childhood: conceptions of teaching and pedagogical practices developed in a unit of Early Childhood Education at Mossoró-RN” is a research developed with the general objective of analyzing teaching conceptions and pedagogical practices of environmental education developed in a unit of Early Childhood Education at Mossoró-RN (Brazil). Early Childhood Education corresponds to the initial stage of schooling, in which the process of human formation begins, through formal education corresponding to the first phase of basic education. The development of this research was based initially on a documentary research of the Unit's Political Educational Project, with the purpose of identifying if the objectives of the educational unit to promote educational actions to raise children's awareness about environmental issues were contemplated in the planning of the referred unit. Then, an interview was conducted with four teachers about their understanding of the importance of environmental education. Next moment an observation was made in the Unit to identify the strategies developed. Children involved in this research were between 4 and 5 years old. Considering that Infant Education aims to build the necessary basis for the formation of the human being, environmental education to be included since that period, provides children with development as participants in a society that requires individual and collective changes to promote a socio-environmental citizenship. Thus, sensitization is the preponderant element of this process, since from the look with sensitivity the human being starts to know and intervene significantly in their environment. Thematic study is based on readings by authors who approach the environmental issue, as well as Infant Education, among which are: Guimarães, (2015), Reigota, (2014), Loureiro e Torres, (2014), Loureiro, (2012), Carvalho, (2012), these deal with environmental education; Kramer e Leite, (2003), Angotti, (2014), Vigotski, (2007 e 2008), Rousseau, (2004), Palangana, (2015), who make an approach regarding Early Childhood Education. In the course of this investigation, we realize the importance of practice for environmental education to be developed in Early Childhood Education, to understand from childhood the need to preserve the environment for quality of life of all beings in general. It is observed that in development of educational actions, the researched teachers seek to establish relationships between the theories and practices that they perform in their daily educational activities, as well as to identify that environmental problem is present in unit planning as analyzed in the Unit's Political Project Pedagogical.
Early childhood education;environmental education;sensitization;contextualization;teaching practice
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Saberes que brotam da terra: a dimensão educativa da agroecologia e possibilidades de repercussão no espaço escolar camponês

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELAINE LUCIANA SOBRAL DANTAS Participante Externo
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim