Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS FONTES HISTÓRICAS: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JOSE ALDAECIO DE LIMA
DISSERTAÇÃO
30/04/2019

O trabalho intitulado O ensino de História a partir das fontes históricas: possibilidades e limites de uma aprendizagem histórica analisa o ensino de História desenvolvido por uma professora da turma do 5º ano, do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tem por objetivo investigar como a docente desenvolve o processo de ensino da História na utilização das fontes históricas e sua relação com a aprendizagem histórica. Na investigação, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental e da abordagem qualitativa com o estudo do tipo etnográfico, que possibilitou não apenas descrever as aulas, mas também interpretá-las. A construção dos dados ocorreu por meio da observação participante, de um questionário aberto e da análise do livro didático de História. O aporte teórico se deu através de uma revisão de literatura em autores como: Hipolide (2009), Schmidt e Cainelli (2009), Schmidt (2008-2009), Ferreira e Franco (2009), Brodbeck (2009), Cano (2012), Fonseca (2009, 2003), Pinsky e Pinsky (2010), Rüsen (2001, 2007, 2011, 2012), Cainelli (2006, 2008, 2009, 2010), Caimi (2008, 2014, 2015), Bittencourt (1996, 2005, 2008, 2010, 2011), Azevedo (2010a, 2010b), Azevedo e Lima (2011), Azevedo e Stamatto (2010), Schmidt e Urban (2016), BRASIL (1997, 1998), Bernardo (2010) e dentre outros. Como resultado, constatou-se que o ensino de História desenvolvido pela professora se utilizou de fontes históricas, como textos informativos, imagens, dicionário de Língua Portuguesa, depoimentos orais e principalmente do livro didático. O trabalho com essas fontes foi marcado pela exposição oral da docente e pelo apego ao livro didático, cuja preocupação central do ensino ainda é a transmissão de informações. O livro didático analisado favorece a aprendizagem histórica do aluno na medida em que demonstra uma preocupação com a participação ativa dele, apresenta situações diversas onde a capacidade de opinar, comparar, refletir, argumentar e descrever são constantemente trabalhadas, incentivada e aguçada, e estabelece um diálogo do aluno com os textos, às ilustrações e às atividades. O trabalho da professora com as fontes históricas não favoreceu nem contribuiu para a aprendizagem histórica dos alunos, uma vez que estabeleceu uma relação de distanciamento com esse tipo de aprendizagem; o ensino desenvolvido não estimulou nem explorou adequadamente a construção de sentido do conhecimento histórico, a capacidade de entender que a história pode ser apresentada a partir de múltiplas visões, e com isso construir sua própria interpretação para os fatos históricos, e a capacidade de transformar as informações em conhecimento. Há, portanto, a necessidade de repensar esse ensino e de implementar em sala de aula atividades e estratégias diversificadas e inovadoras, capazes de contribuir para uma formação histórica crítica, reflexiva, problematizadora e autônoma.

Ensino de História;Fontes históricas;Aprendizagem histórica;Livro didático
The work entitled O ensino de História a partir das fontes históricas: possibilidades e limites de uma aprendizagem histórica analyzes the teaching of History developed by a teacher of the class of the 5th grade of Elementary School in a public school. It aims to investigate how the teacher develops the teaching history process in the use of historical sources and their relation with historical learning. The research used bibliographical and documentary research and the qualitative approach with study of the ethnographic type that made it possible not only to describe History classes but also to interpret them. The construction of the data occurred through participant observation, an open questionnaire and the analysis of the didactic book of History. The theoretical contribution was made through of literature review in authors such as: Hipolide (2009), Schmidt and Cainelli (2009), Schmidt (2008, 2009), Ferreira and Franco (2009), Brodbeck (2009), Cano (2012), Fonseca (2009-2003), Pinsky and Pinsky (2010), Rüsen (2001, 2007, 2011, 2012), Cainelli (2006, 2008, 2009, 2010), Caimi (2008, 2014, 2015), Bittencourt (1996, 2005, 2008, 2010, 2011), Azevedo (2010a, 2010b), Azevedo and Lima (2011), Azevedo and Stamatto (2010), Schmidt and Urban (2016), BRASIL (1997, 1998), Bernardo (2010) and among others. As a result, it was verified that the history teaching developed by the teacher was used from historical sources such as informative texts, images, dictionary of Portuguese Language, oral testimonies and mainly of didactic book. The work with these sources was marked by the teacher's oral presentation and attachment to the didactic book, whose central concern of teaching is still the transmission of information. The didactic book analyzed favors the student's historical learning insofar as it demonstrates a concern with the active participation of the student, presents diverse situations where the ability to express opinions, compare, reflect, argue and describe are constantly worked, encouraged and sharpened and establishes a student's dialogue with texts, illustrations and activities. The teacher's work with historical sources did not favor or contribute to the students' historical learning, establishing a relationship of distancing with this type of learning because the teaching developed did not stimulate or properly exploited the construction of a sense of historical knowledge, the ability to understand that history can be presented from multiple views and thereby build its own interpretation for historical facts and the ability to transform information into knowledge. It points out the need to rethink this teaching and to implement diverse and innovative activities and teaching strategies in the classroom, capable of contributing to a critical, reflexive, problematizing and autonomous historical formation.
History teaching;Historical sources;Historical learning;Didactic book.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Formação e prática pedagógica: construção de conceitos e saberes sobre o ensinar e o aprender

Banca Examinadora

MARIA DA PAZ CAVALCANTE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE
CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO Participante Externo
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim