Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ARTICULANDO SABERES: CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA DOS PROJETOS INTEGRADORES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS Dissertação
LEONARDO EMMANUEL FERNANDES DE CARVALHO
DISSERTAÇÃO
29/04/2019

Os Projetos Integradores são práticas institucionalizadas que acontecem no IFRN e que pretendem promover a integração entre os conhecimentos da formação geral, assim como da formação profissionalizante. A compreensão desta prática educativa perpassa pelo entendimento da estrutura político-ideológica do Instituto, as concepções de integração e interdisciplinaridade que subsidiam a sua filosofia educacional, a perspectiva de currículo integrado, e os princípios pedagógicos do trabalho e da pesquisa. O objetivo desta dissertação foi analisar a concepção docente sobre a interdisciplinaridade e os Projetos Integradores dos cursos técnicos de Nível Médio no IFRN, Campus Pau dos Ferros. Os procedimentos metodológicos se basearam em uma ampla pesquisa teórica sobre as políticas e os princípios fundantes que culminaram no Ensino Médio Integrado. Foi realizada também uma análise documental sobre os projetos integradores no âmbito do IFRN, e uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, desenvolvida com o corpo docente do Campus Pau dos Ferros, tomando-se como instrumento metodológico o questionário semiestruturado. As análises das respostas discursivas foram feitas por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados revelaram que os docentes apresentam diferentes concepções de interdisciplinaridade, mas que estas se centram em uma perspectiva de interação entre as disciplinas, que visa atender à uma finalidade específica. Em relação aos Projetos Integradores, os docentes reconhecem a importância da prática, porém existem desarticulações entre os Núcleos Estruturante e Tecnológico durante as fases de planejamento e desenvolvimento, assim como restrições ao desenvolvimento da prática por motivos de falta de participação docente e discente, limitação do tempo e espaços para efetivar a integração. Verifica-se pelas sugestões dos docentes uma maior necessidade de se discutir as práticas integradas, bem como a promoção de diálogos interdisciplinares.

Projeto integrador;Ensino Médio Integrado;Interdisciplinaridade
The Integrator Projects are institutionalized practices that take place in the IFRN and that aim to promote the integration between the knowledge of the general formation, as well as the professional formation. The understanding of this educational practice requires analyzing political and ideological structure of the IFRN, the conceptions of integration and interdisciplinarity that support its educational philosophy, the perspective of an integrated curriculum, and the pedagogical principles of work and research. The objective of this dissertation was to analyze the teaching conception about the interdisciplinarity and the Integrator Projects of the Integrated High Scholl in the IFRN, Campus Pau dos Ferros. The methodological procedures were based on a broad theoretical research on the policies and founding principles that culminated in Integrated High School. A documentary analysis was also carried out on integrator projects within the IFRN, and a qualitative field research was developed with the teachers of the Campus Pau dos Ferros, taking as a methodological tool the semi-structured questionnaire. Analyzes of the discursive responses were made through the content analysis of Bardin (1977). The results revealed that teachers present different conceptions of interdisciplinarity, but that these focus on a perspective of interaction between disciplines, as an activity that presents a specific purpose. In relation to Integrator Projects, teachers recognize the importance of practice, but there are disarticulations between the Structuring and Technological Cores during the planning and development phases, as well as restrictions on the development of the practice due to lack of teacher and student participation, and limitation of the time and space for integration. It is verified by the teachers a greater need to discuss the integrated practices, as well as the promotion of interdisciplinary dialogues.
Integrator Projects;Integrated High School;Interdisciplinarity
1
221
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

Banca Examinadora

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
OBERTO GRANGEIRO DA SILVA Participante Externo
EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim