Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MATERIAIS POLIMÉRICOS
ALINE LUCENA DE BRITO
DISSERTAÇÃO
29/04/2019

A aprendizagem deve produzir sentidos na vida do estudante de maneira a ajudá-lo a compreender o mundo em que vive. A boa prática pedagógica está intrinsecamente relacionada com o sucesso das instituições de ensino para que possam atingir seu objetivo social principal: formar cidadãos críticos e reflexivos. Neste sentido, o presente trabalho, buscou descrever a produção e aplicação de dois jogos educativos, denominados LudoQuímica e Supermercado da Química e a adaptação e aplicação do jogo Moléculas de PET. Os materiais foram desenvolvidos, com base nas dificuldades dos estudantes observadas em sala de aula, para atuarem como instrumentos mediadores do ensino de Química Orgânica, com foco na educação ambiental e materiais poliméricos. Foram abordados conceitos da Química Orgânica com alunos do segundo ano do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente ao programa do terceiro ano do ensino médio. Para isso, através de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a interação do pesquisador com o objeto de estudo, retratou-se através de questionários, discussões e diário de campo as concepções e expectativas dos sujeitos da pesquisa (discentes e professora). A reutilização de resíduo sólido polimérico na produção dos lúdicos serviu como ponto de partida para discussão em sala de aula sobre ações coletivas e individuais que poderiam ser tomadas para minimizar o descarte incorreto do plástico da cidade em que residem os estudantes e discutir aspectos da educação ambiental (EA) e preservação ambiental. Foram propostos, também, instrumentos de avaliação dos materiais desenvolvidos, como questionários, formulários e discussões pós-jogo, que evidenciaram a eficácia dos jogos como instrumentos mediadores e facilitadores do ensino de conceitos da Química Orgânica frente aos objetivos traçados para cada prática, além de ter possibilitado a abertura de discussões e colaboração entre os estudantes, valorizando as suas falas como fontes de informações acerca de seus conhecimentos prévios; suas dificuldades de aprendizagem; dúvidas; opiniões, auxiliando na construção e reconstrução do trabalho pedagógico, evidenciando a alternativa viável que o lúdico com materiais de baixo custo se apresenta ao ensino tradicional quando se trata das limitações que essa abordagem apresenta ao manter os conteúdos no campo da abstração e transmissão de informações.

Jogos didáticos;Instrumento de mediação;Ensino de Química Orgânica
Learning must produce meaning that student's life in order to help him understand the world in which he lives. Good pedagogical practice is intrinsically related to the success of educational institutions so that they can achieve their primary social goal: to form critical and reflective citizens. That sense, the present work, sought to describe the production and application of two educational games, were denominate “LudoQuímica” and “Supermercado da Química” and the adaptation and application of the game “Moléculas of PET”. The materials were developed, based on the difficulties of the students observed in the classroom, to act as mediators of the teaching of organic chemistry, focusing on environmental education and polymeric materials. Concepts of organic chemistry were discussed with students of the second year of regular high school and of Youth and Adult Education (YAE), corresponding to program of the third year of high school. For this, through a qualitative research, involving the interaction of the researcher with the object of study, the conceptions and expectations of the research subjects (students and teacher) were portrayed through questionnaires, discussions and field diaries. The reuse of polymeric solid waste in play production served as a starting point for classroom discussion on collective and individual actions that could be taken to minimize the incorrect disposal of plastic in the city in which students reside and discuss aspects of environmental education (EE) and environmental preservation. In addition, instruments for evaluating the developed materials were proposed, such as questionnaires, forms and post-game discussions, which demonstrated the effectiveness of the games as mediators and facilitators of the teaching of concepts of organic chemistry in relation to the objectives outlined for each practice, allowed the opening of discussions and collaboration among students, valuing their speeches as sources of information about their prior knowledge; their learning difficulties; doubts; assisting that construction and reconstruction of pedagogical work, evidencing the viable alternative that the playful with low cost materials presents to the traditional teaching when it comes to the limitations that this approach presents when maintaining the contents in the field of abstraction and transmission of information.
Educational Games;Instrument of Mediation;Teaching of Organic chemistry
1
116
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

Banca Examinadora

AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
LEONARDO ALCANTARA ALVES Participante Externo
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim