Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A ARGUMENTAÇÃO DURANTE UMA AULA EXPERIMENTAL DE CINÉTICA QUÍMICA: ESTUDO PROBLEMATIZADOR SOBRE A CONSERVAÇÃO DA CARNE
CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

As relações que permeiam o lócus escolar encontram-se repletas de interações que visam a elaboração de saberes científicos, entretanto nesse cenário de constituição do saber ecoam diversas vozes. Tendo em vista esse objeto e sua complexidade, a presente dissertação teve por objetivo, analisar como os propósitos e as ações do professor desenvolvem a argumentação dos alunos durante uma sequência de aulas dialógicas que contempla a discussão dos conhecimentos prévios dos discentes e posteriormente os resultados de uma atividade experimental. Para caracterizar a articulação do professor foi utilizada a ferramenta analítica “propósitos epistêmicos para promoção da argumentação” de Sasseron (2013) com aprimoramentos de Ferraz (2015), ao passo que utilizou-se do layout de Toulmin (TAP) (2006) e dos tipos de operações epistemológicas de Jiménez-Aleixandre, Rodríguez e Duschl (2000) para identificar respectivamente, os elementos, a estrutura e as operações efetuadas pelo alunado. A fonte de dados dessa pesquisa consistiu em registros extraídos de uma aula que abordou o conteúdo de cinética química através da discussão do processo de conservação da carne. A análise desse momento caracterizou diferentes tipos de argumentos construídos pelos alunos e sua estrutura, que possibilitaram desvelar como estes foram favorecidos pelo professor. O que nos permitiu concluir, que a articulação docente é imprescindível para a construção de situações argumentativas nas aulas experimentais. Haja visto, a necessidade da retomada de ideias, de evidencias, e da problematização acerca do objeto investigado pela comunidade em sala de aula.

Argumentação no Ensino de Químic;. Cinética Química;Experimentação Problematizadora;Conservação da Carne
The relationships that permeate school locus are full of interactions that aim to elaborate on scientific knowledge. However, in this scenario of knowledge formation, a lot of talking points are raised. In view of this object and its complexity, this dissertation aims to analyze how teacher’s purposes and actions develop students' arguments. This research data source is consisted of registries extracted from an experimental class that approached the chemical kinetics content through the discussion of the meat conservation process. To characterize teacher's articulation, an analytical instrument was used: "epistemic purposes to promote argumentation" by Sasseron (2013), with improvements by Ferraz (2015); whereas the Toulmin (TAP) (2006) layout and types of epistemological operations of Jiménez-Aleixandre, Rodríguez and Duschl (2000) were used to identify, respectively, elements, structure and operations carried out by students. This analysis characterized different types of arguments constructed by students and their structure, which made it possible to reveal how they were favored by the teacher. This allowed us to conclude that pedagogical articulation is essential for construction of argumentative situations in experimental classes. Considering the necessity of ideas’ resumption, evidence, and problematization about the object investigated by community in the classroom.
Argumentation in Teaching Chemistry;Chemical Kinetics;Problematic Experimentation;Meat Conservation
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Pequenos vigilantes: educação e segurança alimentar começa dentro da escola

Banca Examinadora

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE
NATIELI PIOVESAN Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim