Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O REGISTRO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELENICE ALVES PEREIRA
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

O foco deste trabalho está centrado no campo dos registros docentes enquanto ferramenta de acompanhamento da aprendizagem, e consequentemente, como um instrumento avaliativo. Desse modo, temos como objetivo geral: Analisar como se dá o processo de acompanhamento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil ao primeiro ano do Ensino Fundamental, com foco no registro docente como ferramenta pedagógica. Assim sendo, os aportes teórico-metodológicos estão embasados pela pesquisa qualitativa. A construção dos dados que constituem o corpus de análise tem como lócus uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros/RN, e como sujeitos três professoras da referida instituição, sendo que, duas delas trabalham no último ano da Educação Infantil e, a terceira, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, os dados foram construídos a partir da aplicação de um questionário com as professoras, bem como da análise dos relatórios individuais dos alunos, elaborados por elas. Os resultados encontrados revelam que a elaboração dos registros docentes ainda acontece de forma burocrática, de maneira superficial que, muitas vezes, não dão conta de acompanhar a aprendizagem dos alunos, promovendo uma quebra durante a transição dos ciclos, acrescida da falta de periodicidade e continuidade nos relatos dos professores, pois se configuram apenas como descrições do processo de escolarização e apresentam apenas algumas reflexões dos professores acerca da prática docente e das dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem.

Registros docentes;Acompanhamento da aprendizagem;Avaliação;Anos Iniciais
This work’s focus is centered on the teaching records field as an instrument for monitoring learning and, consequently, as an evaluation one. Therefore, we have as general aim: analyze how is the monitoring process of children's learning at the Kindergarten in the First Year of Elementary School, focusing on the teaching register as a pedagogical instrument. Thus, the theoretical and methodological contributions are grounded by qualitative research. The data construction that constitutes the corpus of analysis has as locus a public school situated in Pau dos Ferros city/RN; as participants, three teachers who works in that school, being that, two of them work in the last year of Early Childhood Education, and the third one, in the First Year of Elementary School. Thereby, the data were constructed from the application of a questionnaire with the teachers, as well as from the analysis of the students’ individual reports, elaborated by them. The results show that the elaboration of teaching records still happens in a bureaucratically and superficially way, and sometimes they are not enough to accompany the students’ learning, promoting a break during the cycles’ transition, together with a lack of periodicity and continuity in teachers' reports, because they are only described as descriptions of the schooling process and present only some teachers’ reflections about teaching practice and difficulties faced by students during the learning process.
Teaching registries;Learning Monitoring;Evaluation;Early Years
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Da educação infantil ao ensino fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim