Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ENSINO EM DIREITOS HUMANOS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORIOLANO DE MEDEIROS EM PATOS-PB
KATIA MACEDO DUARTE
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

O presente estudo tem por como objetivo geral: investigar o ensino dos Direitos Humanos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, em Patos – PB. Os objetivos específicos da pesquisa foram: analisar qual foi a formação docente dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, em Patos–PB, no campo dos direitos humanos, investigar as metodologias e materiais didáticos que os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, em Patos–PB, utilizam em sala de aula referente a temática, pesquisar como se dá a interdisciplinaridade na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, em Patos–PB no campo dos Direitos Humanos. A pesquisa foi baseada no aporte teórico relacionado a temática de Direitos Humanos, autores como: Bobbio (2004), Comparato, (1999), Dallari (2008), Sarlet (2001; 2009), Santos (2007; 2012; 2014), Tosi & Ferreira (2014), entre outros autores, na categoria Interdisciplinaridade com estudos de Fazenda (1991; 1993; 2004; 2014), Morin (1999; 2002; 2004) Haas (2001) na relacionado aos saberes docente Tardif (2005) e saber às práticas educativas Charlot (2009; 2013) Além de pesquisadores da área, buscamos também documentos oficiais da escola que foram analisados com base no referencial teórico. O percurso metodológico referendou-se pesquisa qualitativa, tendo como estudo de caso lócus uma escola da rede pública estadual da cidade de Patos, na Paraíba, o estudo envolveu, como sujeitos participantes, seis professores da referida escola que atuam em turmas do Ensino Fundamental. Finalmente, acredita-se que o resultado desta pesquisa poderá fomentar para o fortalecimento do ensino em Direitos Humanos no espaço da escola de ensino formal. Aponta a importância da interdisciplinaridade para direcionamento do ensino sistematizado voltado para á emancipação, respeito á dignidade humana e sociedade igualitária e justa. Logo, a partir do referido estudo, apontar que a experiência educacional promovida na E.E.E.F Coriolano de Medeiros, é uma referência de Ensino em Direitos Humanos é uma prática pedagógica possível e real dentro do âmbito educacional.

Ensino;Direitos Humanos;Interdisciplinaridade
The purpose of this study is to investigate the teaching of Human Rights at the State School of Elementary Education Coriolano de Medeiros, in Patos - PB. The specific objectives of the research were: to analyze the teacher training of the State School of Coriolano de Medeiros, in Patos-PB, in the field of human rights, to investigate the methodologies and didactic materials that teachers of the State School of Education Fundamental Coriolano de Medeiros, in Patos-PB, use in the classroom on the subject, to investigate how the interdisciplinarity occurs in the State School of Primary Education Coriolano de Medeiros, in Patos-PB in the field of Human Rights. The research was based on the theoretical contribution related to Human Rights, such as: Bobbio (2004), Comparato (1999), Dallari (2008), Sarlet (2001; 2009), Santos (2007, 2012, 2014), Tosi And Ferreira (2014), among other authors, in the category Interdisciplinarity with studies of Fazenda (1991, 1993, 2004, 2014), Morin (1999, 2002, 2004) Haas (2001) related to the Tardif (2005) to educational practices Charlot (2009; 2013) In addition to researchers in the area, we also sought official school documents that were analyzed based on the theoretical framework. The methodological course was based on a qualitative research, with a case study of a state public school in the city of Patos, in Paraíba. The study involved six teachers of this school who work in classes of elementary school. Finally, it is believed that the result of this research may foster the strengthening of human rights education in the formal school space. It points out the importance of interdisciplinarity for directing systematized teaching aimed at emancipation, respect for human dignity and an egalitarian and just society. Therefore, from the mentioned study, to point out that the educational experience promoted in E.E.E.F Coriolano de Medeiros, is a reference of Teaching in Human Rights is a possible pedagogical practice and real within the educational scope.
Education;Human Rights;Interdisciplinarity
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade

Banca Examinadora

IVANALDO OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS Docente - COLABORADOR
MARCIO DE LIMA PACHECO Participante Externo
IVANALDO OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim