O desenvolvimento das tecnologias digitais impôs significativas mudanças na sociedade contemporânea. Essas mudanças colocaram inúmeros desafios na área da educação, nomeadamente, através de novos cenários que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação trouxeram para os processos de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis e os apps promovem diferentes papéis para professores e alunos. Além disso, essas tecnologias incitam para um distinto paradigma de aprendizagem (mobile learning) e desencadeiam a adoção de metodologias ativas que, de forma articulada, anunciam uma revolução na forma de ensinar e aprender. Nesse âmbito, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como os apps e dispositivos móveis medeiam o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva de alunos e professores. A pesquisa, desenvolvida numa turma de Ensino Médio na disciplina de História, foi estruturada numa metodologia de abordagem qualitativa, utilizando a técnica de estudo de caso com observação participante e coletando dados através de questionários, análise documental e micronarrativas. Para análise e tratamento dos dados recorremos às técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva, suportados pela utilização do software de apoio à análise qualitativa webQDA (Qualitative Data Analysis Software). Os resultados permitiram encontrar consideráveis níveis de aceitação dos dispositivos móveis e dos apps como elementos de apoio à aprendizagem móvel. Os principais impactos identificados pela utilização de apps e dispositivos móveis na aprendizagem foram a melhoria da aprendizagem, o aumento da concentração, a inovação educacional e maior interatividade nas atividades realizadas. Por outro lado, os impactos encontrados no nível do processo de ensino foram a introdução de novas práticas pedagógicas, o acompanhamento das aprendizagens e a atribuição de novos papéis aos alunos. Os resultados apontam ainda para a necessidade de rever o modelo de formação inicial e continuada de professores no que concerne à utilização didática das tecnologias digitais.