Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
DISPOSITIVOS MÓVEIS E APPS NA MEDIAÇÃO DO MOBILE-LEARNING: ESTUDO DE CASO EM CONTEXTO EDUCATIVO
MARCIA MYCHELLE NOGUEIRA DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

O desenvolvimento das tecnologias digitais impôs significativas mudanças na sociedade contemporânea. Essas mudanças colocaram inúmeros desafios na área da educação, nomeadamente, através de novos cenários que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação trouxeram para os processos de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis e os apps promovem diferentes papéis para professores e alunos. Além disso, essas tecnologias incitam para um distinto paradigma de aprendizagem (mobile learning) e desencadeiam a adoção de metodologias ativas que, de forma articulada, anunciam uma revolução na forma de ensinar e aprender. Nesse âmbito, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como os apps e dispositivos móveis medeiam o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva de alunos e professores. A pesquisa, desenvolvida numa turma de Ensino Médio na disciplina de História, foi estruturada numa metodologia de abordagem qualitativa, utilizando a técnica de estudo de caso com observação participante e coletando dados através de questionários, análise documental e micronarrativas. Para análise e tratamento dos dados recorremos às técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva, suportados pela utilização do software de apoio à análise qualitativa webQDA (Qualitative Data Analysis Software). Os resultados permitiram encontrar consideráveis níveis de aceitação dos dispositivos móveis e dos apps como elementos de apoio à aprendizagem móvel. Os principais impactos identificados pela utilização de apps e dispositivos móveis na aprendizagem foram a melhoria da aprendizagem, o aumento da concentração, a inovação educacional e maior interatividade nas atividades realizadas. Por outro lado, os impactos encontrados no nível do processo de ensino foram a introdução de novas práticas pedagógicas, o acompanhamento das aprendizagens e a atribuição de novos papéis aos alunos. Os resultados apontam ainda para a necessidade de rever o modelo de formação inicial e continuada de professores no que concerne à utilização didática das tecnologias digitais.

Ensino;Tecnologia Educativa;Mobile-Learning;Dispositivos Móveis
The development of digital technologies has made significant changes in contemporary society. These changes have posed numerous challenges in the area of education, namely through new scenarios that Digital Information and Communication Technologies have brought to the teaching and learning processes. Mobile devices and apps promote different roles for teachers and students. In addition, these technologies stimulate a different learning paradigm (mobile learning) and trigger the adoption of active methodologies that, in an articulated way, announce a revolution in the way of teaching and learning. In this context, this research has as general objective to understand how the apps and mobile devices mediate the teaching and learning process from students' and teachers' perspective. The research, developed at high school History classes, was structured in a methodology of qualitative approach, using the technique of case study with participant observation and collecting data through questionnaires, documentary analysis and micronarratives. For data analysis and treatment, we used the techniques of content analysis and descriptive statistics, supported by the use of qualitative analysis software webQDA (Qualitative Data Analysis Software). The results allowed us to find considerable levels of acceptance of mobile devices and apps as elements to support mobile learning. The main impacts identified using mobile apps and devices in learning were learning improvement, concentration increasement, educational innovation and increased interactivity in the activities developed. On the other hand, the impacts found at the level of the teaching process were the introduction of new pedagogical practices, the monitoring of learning and the assignment of new roles to students. The results also point to the need to revise the model of initial and continuing teacher training regarding the didactic use of digital technologies.
Teaching;Educational Technology;Mobile-Learning;Mobile Devices
1
273
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento social e sucesso escolar de alunos de origem popular: por uma sociologia do improvável

Banca Examinadora

Luis Miguel Dias Caetano
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
ELCIMAR SIMAO MARTINS Participante Externo
Luis Miguel Dias Caetano Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim