A maioria das escolas brasileiras, em geral, não disponibiliza métodos de estudos,
organização do tempo ou de tarefas, deixando a cargo do aluno a auto-organização,
porém, o que se percebe de maneira endêmica no ambiente discente é a
procrastinação, o estudo de última hora ou a desorganização nos compromissos,
sendo este o problema que se dispõe a ser trabalhado. Os ensinamentos de
Vygotsky, Luria e Leontiev oferecem a base das atividades mentais superiores, que
se efetivam posteriormente na plasticidade cerebral, na Neuropsicologia, navegando
pela aprendizagem significativa de Ausubel e revisada por Novak (Mapas
Conceituais), além da experiência dos métodos difundidos em empresas de calibre
multinacional por Allen (GTD - Getting Things Done) e Buzan (Mapas Mentais). Sob
estas perspectivas da realidade escolar brasileira e das Neurociências, se faz
necessária a implementação de uma metodologia que forneça ao aluno boas
práticas já consolidadas nos meios acadêmicos ou corporativos, na forma de um
ferramental, cuja proposta de produto educacional foi baseada em conteúdos de
Neurociência Cognitiva: a) técnicas de gerência de tempo (agenda e técnica do
Pomodoro); b) técnicas de estudo (atenção, memórias de trabalho, revisões
periódicas, mapas conceituais e mentais); e, c) organização de tarefas (GTD). Estes
conteúdos foram refinados em colaboração com os estudantes pesquisados e
materializados em um Produto Educacional, cujo título é “Celestial – Manual de
Técnicas de Estudo baseadas na Neuropsicologia”. A proposta do Manual foi de
apresentar tais métodos de forma prática para uso dos estudantes em suas rotinas.
A pesquisa foi efetivada no Campus Curitiba do IFPR, com estudantes do ensino
médio técnico integrado, do 1º ao 3º ano, através de oficinas contemplando as
técnicas citadas. A comparação da percepção do estudante antes e depois da
aplicação dos conteúdos foi avaliada por meio de questionários aplicados, os quais
serviram para certificação de que ocorreu melhoria nos processos de organização e
qualidade da aprendizagem. A hipótese que se buscou comprovar é que se o
conjunto proposto de métodos de estudo apresentaram sucesso, a qualidade do
processo de aprendizagem se elevou, em direção à excelência acadêmica dos
Institutos Federais, impactando em uma melhor EPT. Os dados empíricos (respostas
coletadas dos questionários, observação participante, diários de campo) da pesquisa
analisados sob a metodologia qualitativa (Análise de Conteúdo) e quantitativa
(mensuração percentual e absoluta) corroborou a hipótese defendida de que houve
uma melhoria do processo de aprendizagem pela aplicação estruturada dos
métodos de estudo com base na Neuropsicologia.