O presente estudo teve como principal objetivo verificar os impactos do curso de
aprendizagem profissional na vida de adolescentes e jovens egressos de um
Programa de Aprendizagem, realizado em Pinhais/PR, oriundo de uma parceria
entre a Fundação Weiss Scarpa e o SENAI-PR; a fim de propor a construção de um
Portal do Egresso, enquanto produto educacional para acompanhamento dos ex-alunos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, documental e de
campo. Para atingir o objetivo proposto, foi elaborado um questionário com 31
questões abertas e fechadas, utilizando-se o Google Formulário e enviado para 444
egressos, por meio de facebook, obtendo-se uma taxa de retorno de 24,5%, ou seja,
110 questionários. Para análise dos questionários foi utilizada a análise de conteúdo,
fundamentado em Laurence Bardin (1979). A respeito do objetivo principal do
estudo, os depoimentos dos respondentes demonstraram impactos positivos do
curso na vida dos egressos. Verificou-se ainda que, ao término do curso de
aprendizagem profissional, diversos adolescentes e jovens não conseguem a
efetivação na mesma empresa onde atuaram como aprendizes, desta forma,
encerrando-se o contrato, precisam buscar sua reinserção no mercado de trabalho,
situação um tanto complexa, levando-se em consideração o cenário de desemprego
no Brasil, principalmente entre os jovens. Diante disso, visando contribuir com os
egressos, foi criado um produto educacional com o intuito de potencializar a inserção
dos ex-aprendizes em novos empregos. Assim, foi criado o “Portal do Egresso”,
ferramenta vinculada ao sítio eletrônico da Fundação Weiss Scarpa, que possibilita o
cadastro dos currículos dos egressos do curso de Aprendizagem e também de
empresas “parceiras”, que terão a oportunidade de divulgação de vagas de emprego
e acesso aos currículos cadastrados para possível contratação. Por meio do portal,
também poderão ser disponibilizados cursos de aperfeiçoamento profissional, de
forma gratuita, sendo que os egressos terão acesso ao questionário de avaliação e
poderão fazer sugestões de cursos que considerem importantes para sua reinserção
profissional. O link desse portal ficará acessível, de forma gratuita, para que outras
organizações que trabalham com programas de aprendizagem possam implantar
essa ferramenta em suas instituições. Além do portal, foi desenvolvido um Manual
com todas as orientações necessárias para que as instituições possam fazer a
instalação e utilização correta do portal. Por fim, acredita-se que o Produto
educacional em tela poderá contribuir significativamente para o acompanhamento de
egressos de cursos de Aprendizagem em diferentes instituições, sendo que sua
efetividade poderá ser objeto de pesquisas futuras, após decorrido algum tempo de
sua aplicação prática.