O presente trabalho trouxe como tema a Gestão Patrimonial de bens móveis em
duas Instituições Federais de Educação, o Instituto Federal do Paraná – IFPR e a
Universidade Federal do Paraná - UFPR. Gerir o patrimônio público requer controles
eficientes, conhecimento das tarefas administrativas, um sistema operacional
confiável, boa vontade dos servidores no cuidado deste patrimônio. O volume de
recursos que são disponibilizados pelos Órgãos do Governo é substancial e o custo
para manter estruturalmente uma instituição de ensino é elevado. Portanto, este
estudo teve como premissa mapear o processo de controle patrimonial com o intuito
de traçar um quadro comparativo a fim de analisar os critérios adotados quanto a
Gestão Patrimonial nestas duas Instituições, em que compreende a gestão, os
fluxos, os controles, os sistemas operacionais, levantamento dos problemas
existentes. Tendo como objetivo principal a elaboração de um produto educacional
voltado à regulação de bens móveis em Instituições Federais de Ensino, que
trouxesse em escopo informações relevantes, a fim de nortear, aperfeiçoar,
padronizar e otimizar a gestão patrimonial nestas Instituições promovendo a
conscientização dos servidores na utilização racional e transparente dos recursos
públicos. Por meio do mapeamento e análise comparativa das Instituições
pesquisadas, traçaram-se os procedimentos e a gestão patrimonial. Como
metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa.
Realizou-se entrevista não estruturada com os responsáveis pela Gestão
Patrimonial nas Instituições a fim de propiciar melhor embasamento ao estudo.
Elaborou-se um questionário com quinze perguntas abertas que foram
encaminhadas, por meio eletrônico, à trinta servidores que atuam na gestão
patrimonial das Instituições pesquisadas. Como técnica para análise dos resultados,
utilizou-se a análise de conteúdo de acordo com as etapas apresentada por Bardin.
De posse dos dados coletados e após sua análise, que demonstraram a importância
e a necessidade de se ter uma ferramenta que orientasse os procedimentos
patrimoniais, padronizando e auxiliando os servidores das Instituições na tomada de
decisão, elaborou-se um produto educacional, um Manual de Gestão e
Procedimentos Patrimoniais. Para validação deste produto, foi produzido um
questionário com seis perguntas fechadas e uma aberta e, da mesma forma,
encaminhado por meio eletrônico aos trinta respondentes, oportunizando aos
pesquisados a avaliação do material, relativo ao tema, ao design, quanto à clareza,
layout, formato e conteúdo. Após a análise das respostas e dos dados coletados,
concluiu-se que o manual elaborado é um instrumento norteador dos procedimentos
patrimoniais, sendo positivamente avaliado pelos respondentes, trazendo como
resultado determinante a relevância de se ter um instrumento norteador dos
procedimentos patrimoniais que venha ao auxílio e traga as orientações necessárias
e primordiais para a realização de uma Gestão Patrimonial efetiva e eficiente nas
Instituições analisadas.