Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
LETRAS (40002012012P8)
BATMAN E O SURREALISMO: UMA INVESTIGAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS POÉTICAS SURREALISTAS DENTRO DO ASILO ARKHAM
VALTER DO CARMO MOREIRA
DISSERTAÇÃO
28/02/2018

A escolha da obra Asilo Arkham: Uma séria casa num sério mundo como objeto de pesquisa se deu, a princípio, pela possibilidade de se estabelecer uma relação entre a singular versão da aventura de Batman e algumas das propostas investigativas iniciadas pelas vanguardas artísticas do século XX, sobre tudo, o Surrealismo. Por meio de uma análise de suas estratégias narrativas e de sua construção verbo-visual, pretendemos entender em que medida os quadrinhos podem se constituir enquanto meio de investigação capaz de abarcar as propostas investigativas surrealistas e como a linguagem dos quadrinhos pode, de certa forma, atualizar a poética surrealista. Para tanto, propomos uma aproximação entre a literatura e as artes visuais, entendendo a história em quadrinhos como ponto de intersecção dessas duas linguagens. Iniciamos com uma breve contextualização histórica do início da constituição dos quadrinhos modernos, de meados do século XIX até o início do século XX, estabelecendo um fio condutor que conecta os quadrinhos ao surrealismo, seguindo até a gênese de nosso herói/objeto: Batman. Perscrutamos o objeto própriamente dito no primeiro capítulo. Já no segundo, trataremos da presença da poética surrealista desde sua produção, feita à quatro mãos, à suas estratégias narrativas e intertextualidades possíveis. Por fim, no terceiro cápitulo, nos aprofundamos um pouco mais na linguagem dos quadrinhos e suas contaminações interlinguagens (Literatura e Arte) bem como a contribuição que o Surrealismo deixou como herança para as histórias em quadrinhos.

Surrealsimo;Vanguardas artisticas;HQ;Asilo Arkham;Batman.
Le choix d’oeuvre Asilo Arkham: Uma séria casa num sério mundo comme objet de recherche s’a fait, au début, par la possibilité de s’établir une relation entre la singulier version d’aventure de Batman et certaines des propositions d’investigation initiées par les avant-garde artistiques du XXème siècle, surtout le Surréalisme. Au moyen d’une analyse de leurs estrategiques narratives et de sa construction verbe-visuel, nous essayons de compreendre dans quelle mesure les bandes dessinées pouvent constituer comme moyen d’ investigation capable d’englober les propositions investigatives surréalistes et comme la langage des BD peux, d’une façon, actualiser la poétique surréaliste. À cet effet, nous proposons une rapprochement entre la littérature et les arts visuels, on comprenant le BD comme point d’intersection de ces langages. Nous commençons par une brève contextualisation historique au début de la constituition des BD modernes, mi-XIXème siècle jusqu’au début du XXème siècle, en établissant un fil conducteur qui relie les BD au surréalisme, en suivant jusqu’à genèse de notre héro/objet: Batman. Nous enquetons l’objet dans le premier chapitre. Dès le deuxième, nous traiterons de la presénce de la poétique surrealiste depuis sa prodution, qui a été réalisé à quatre mains, à leurs stratégies du récit et intertextualités possibles. À la fin, dans le troisième chapitre, nous aprofondissons dans l’analyse du langage des BD et leurs rapprochements entre langages (Littérature et Art) comme la contribuition que le Surréalisme a laissé en héritage par les BD.
Surréalisme;Avant-garde artistiques;Bande dessinée;Asilo Arkham;Batman.
1
109
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA COMPARADA
REPRESENTAÇÕES E TEXTUALIDADES
Walter Benjamin, a imagem e o surrealismo

Banca Examinadora

CLAUDIA CAMARDELLA RIO DOCE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LOREDANA LIMOLI Participante Externo
MARTA DANTAS DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não