Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
Investigando o Fenômeno Magnetismo com Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental na Perspectiva da Alfabetização Científica
ELIAN SILVA LOPES
DISSERTAÇÃO
25/05/2017

Este estudo é resultado de uma reflexão acerca do Ensino de Ciências por investigação, entendido como uma metodologia capaz de contribuir no processo de alfabetização científica. O interesse pelo tema é decorrente da constatação de que o conhecimento físico é pouco trabalhado nos anos iniciais e do intento de abordar metodologias de ensino que contribuíssem para inovação no ensino de Ciências. Foi estruturado como problema a seguinte questão: A abordagem do fenômeno Magnetismo, por meio de Sequências de Ensino Investigativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilita a apropriação de conhecimentos físicos e contribui no processo de Alfabetização Científica? Intentando responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativa(SEI), elaborada no modelo proposto por Carvalho (2013), intitulada: Investigando o Fenômeno Magnetismo numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental numa escola pública de Maceió. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como procedimento de interpretação de dados a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Para tal, recorremos às produções escritas (relatos e desenhos) e às filmagens coletadas no estudo. Os resultados revelaram que os alunos quando instigados a desenvolverem atividades experimentais investigativas, semelhantes às realizadas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais, atitudinais e processuais, sendo capazes de utilizá-los como instrumento de leitura e compreensão, dando significado ao mundo em que vivem, isto é, alfabetizam-se cientificamente.

Ensino de Ciências por Investigação;Magnetismo;Conhecimento físico;Alfabetização científica
This study is the result of a reflexion about Science Teaching by investigation, known as a methodology capable of contributing on the process of scientific literacy. The interest for the theme it's observed that physics knowledge isn't worked enough on initial years and there's also a lack of teaching methodologies that could contribute on the innovation of Science discipline. The problem can be seen through the question: the approch of magnetism phenomenom through Investigative teaching sequencies on initial years of fundamental school can lead to an appropriate learning of physics knowledge and contribute to Scientific literacy process? Intending on answering this question, a bibliographic research was made and an Investigative Teaching Sequency (ITS) was developed through the model proposed by Carvalho(2013)) entitled: Investigating the magnetism phenomenom on a 4th grade class of Fundamental School in Maceió's public schools. The study, developed in the qualitative method, had content analysis as the procedure of data interpretation, according to Bardin (2011). In that matter, we've used written productions(stories and cartoons) and recordings gathered on the study. The results have shown that students, when instigated to develop investigative experimental activities, similar to the ones realized by scientific academy, can improve conceptual contents, attitudinal and procedural, being capable of using them as a reading and compreehension instrument, giving meaning to the world they live in resulting in a scientific literacy.
Science Teaching by Investigation;Magnetism;Physics Knowledge;Scientific literacy
Único
71
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
-

Banca Examinadora

ELTON CASADO FIREMAN
Sim
Nome Categoria
WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR Docente
LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.