Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
GRAVITAÇÃO NO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
CARLA MARIA FACHINI BAPTISTA
DISSERTAÇÃO
31/07/2017

Diante da desmotivação que os estudantes do Ensino Médio (EM) apresentam com relação ao estudo de Ciências, em especial de Física, vemos a necessidade de ampliação dos estudos sobre estratégias e perspectivas de ensino diferentes das comumente utilizadas pelos professores em sala de aula (aulas expositivas e pouco dialogadas). Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estudar os significados produzidos e modificados pelos estudantes, sobre conteúdos de Gravitação, como por exemplo a causa dos movimentos planetários e o fenômeno das marés, ao longo da implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Esses significados foram avaliados à luz da teoria da Aprendizagem Significativa (AS) de David Ausubel. A SEI foi implementada em uma turma de primeira série do EM de uma escola da rede pública do estado de Santa Catarina. A partir da análise dos registros dos estudantes, oriundos das atividades propostas durante a SEI, constatamos que, em comparação ao pré-teste ao qual eles foram submetidos, houve produção e mudança nos significados que haviam apresentado inicialmente. Constatamos também que o uso de vídeos, experimentos demonstrativos e simulações computacionais contribuem de forma mais efetiva para o processo de ressignificação se comparados a utilização de textos e pesquisas extraclasse. Os resultados obtidos ao final desta pesquisa nos permitem afirmar que as atividades investigativas propostas neste trabalho contribuíram para a produção e modificação de significados, relacionados ao conteúdo de Gravitação, por parte dos estudantes.

Ensino por Investigação;Aprendizagem Significativa;Gravitação;Ensino Médio;Ensino de Física;Significados
Faced with the lack of motivation that high school students present in relation to the study of science, especially physics, we feel the need to expand studies on strategies and different teaching perspectives from those often used by teachers in the classroom (expository and little dialogue). In this sense, the present work aims to study the meanings created and modified by the students, about Gravitation contents, such as the cause of planetary movements and the tidal phenomenon, during the implementation of an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS). The theory of Meaningful Learning of David Ausubel was adopted as a theoretical background to analysis the meanings created and modified by the students. The IBTS was implemented in a first year high school class of a public school in the state of Santa Catarina. Considering the students' records, from the activities proposed during the IBTS, we verified that, in comparison to the pre-test to which they were subjected, there was a creation and change in the meanings they had initially presented. We also notice that the use of videos, demonstrative experiments and computational simulations contribute more effectively to the process of re-signification when compared to the use of extra class texts and research. The results obtained at the end of this research allow us to affirm that the research activities proposed in this work contributed to the production and modification of meanings, related to the content of Gravitation, by the students.
Inquiry Teaching;Meaningful Learning;Gravitation;High School;Physics Teaching;Meaningfuls
154
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

IVANI TERESINHA LAWALL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE
ANDREIA DE FREITAS ZOMPERO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FENÔMENOS LUNARES COMO BASE PARA O ENSINO DE GRAVITAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO