Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
UMA DISCUSSÃO SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO MODELO TPACK PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
THIAGO MELO ALEXANDRINO
DISSERTAÇÃO
27/06/2017

Essa dissertação apresenta discussões e resultados referentes ao desenvolvimento de um produto educacional em curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa tecnologias educacionais, área de concentração Matemática. O produto educacional desenvolvido foi um blog sobre robótica educacional. Os temas debatidos foram o uso da robótica em processos de ensino e aprendizagem, os conteúdos matemáticos ou não que podem ser compreendidos por meio de atividades com robótica educacional e a formação de professores para o uso da tecnologia mediante o modelo TPACK. Nos tempos atuais, a pesquisa se justifica pelo fato de termos à disposição um grande número de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para ensinar e aprender e, muitas vezes, não termos acesso à formação ou a recursos que nos ajudem a utilizá-los na nossa prática docente. O objetivo do produto educacional é criar um repositório de informações e um canal de comunicação entre interessados em aprender e refletir sobre robótica educacional. A pesquisa foi realizada no âmbito do grupo de pesquisa NEPesTEEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática) com apoio de um grupo de alunos de Iniciação Científica de alunos de graduação da UDESC que desenvolvem pesquisa sobre programação de computadores e robótica educacional no TECMID (Laboratório de TIC e Mídias Educacionais) do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC. Como resultado da pesquisa, observou-se que o tema robótica educacional vem sendo discutido no âmbito da Educação Matemática, porém precisa de uma ampliação de suas aplicações e estudos teóricos. A robótica educacional ajuda tanto na aprendizagem de conteúdos de matemática quanto no desenvolvimento de habilidades como criatividade, inventividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Robótica educacional;TPACK;Formação de professores;blog
Essa dissertação apresenta discussões e resultados referentes ao desenvolvimento de um produto educacional em curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa tecnologias educacionais, área de concentração Matemática. O produto educacional desenvolvido foi um blog sobre robótica educacional. Os temas debatidos foram o uso da robótica em processos de ensino e aprendizagem, os conteúdos matemáticos ou não que podem ser compreendidos por meio de atividades com robótica educacional e a formação de professores para o uso da tecnologia mediante o modelo TPACK. Nos tempos atuais, a pesquisa se justifica pelo fato de termos à disposição um grande número de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para ensinar e aprender e, muitas vezes, não termos acesso à formação ou a recursos que nos ajudem a utilizá-los na nossa prática docente. O objetivo do produto educacional é criar um repositório de informações e um canal de comunicação entre interessados em aprender e refletir sobre robótica educacional. A pesquisa foi realizada no âmbito do grupo de pesquisa NEPesTEEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática) com apoio de um grupo de alunos de Iniciação Científica de alunos de graduação da UDESC que desenvolvem pesquisa sobre programação de computadores e robótica educacional no TECMID (Laboratório de TIC e Mídias Educacionais) do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC. Como resultado da pesquisa, observou-se que o tema robótica educacional vem sendo discutido no âmbito da Educação Matemática, porém precisa de uma ampliação de suas aplicações e estudos teóricos. A robótica educacional ajuda tanto na aprendizagem de conteúdos de matemática quanto no desenvolvimento de habilidades como criatividade, inventividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Robótica educacional;TPACK;Formação de professores;blog
40
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
-

Banca Examinadora

LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANETE ZUCHI SIPLE Docente - PERMANENTE
EMERSON ROLKOUSKI Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BLOG SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO