Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
Ensino de Ciências por Investigação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudos dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
LIDIANY BEZERRA SILVA DE AZEVEDO
DISSERTAÇÃO
08/06/2016

O Presente estudo tem como propósito realizar uma pesquisa acerca do conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como principal abordagem o Ensino de Ciências por investigação, como uma importante estratégia didática para a promoção da Alfabetização Científica. A escolha do tema se deu em virtude do conhecimento físico ser pouco explorado nos primeiros anos de escolaridade, pois acreditamos que desde cedo a criança já deve entrar em contato com o ensino da Física, até por que é algo que faz parte do seu cotidiano. Sendo assim, desenvolvemos uma sequência didática abordando os conteúdos de Eletricidade, visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Ciências (PCNS) consideram importante a presença destes conteúdos no Ensino Fundamental. Diante disso, a pesquisa proposta será de natureza qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida nos dias 11 à 12 de Novembro de 2015 em uma turma do 5° ano do ensino fundamental, sendo o Lócus de pesquisa uma Escola do Município de Palmeira dos Índios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e gravações em áudio. Para análises de dados, utilizaremos a análise de conteúdos por categorias de Bardin, bem como os Indicadores da Alfabetização Cientifica propostos por Sasseron e Carvalho. Os resultados apontaram que o Ensino por investigação é uma metodologia que proporciona ao aluno um aprendizado eficaz e que as práticas investigativas contribuem para que os alunos possam se alfabetizar cientificamente.

Ensino por Investigação;Alfabetização Científica;Conteúdos de Eletricidade.
The present study hasits purpose realize aresearch about the physical knowledge in the early years of elementary school, having the main approachthe teaching of science for research, as an important didacticismstrategy for the promotion of Scientific Literacy. The choice of subject was given because of physical knowledge is little explored in the early years of schoolingwe believe that early the child must have contact with the teaching of physics, why this is something that is part of their daily lives. Therefore, we develop a didactic sequence addressing the Electricity contents, because the National Curriculum Parameters of Science Teaching consider important the presence of these contents in Primary Education. Therefore, the proposed research will be qualitative, type action research, developed on 11 to 12 November 2015 in a class of 5th grade of elementary school, with the research Locus a school in the municipality of Palmeira dos Índios. As data collection instrument we use questionnaires and audio recordings. For data analysis, we will use the content analysis categories of Bardin , as well as indicators of Scientific Literacy proposed by Sasseron and Carvalho. The results showed that the Education for research is a methodology that provides the student an effective learning and investigative practices help students to become literate scientifically.
Education for Research;Scientific literacy;Electricity contents
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE PEDAGOGIA
-
-

Banca Examinadora

ELTON CASADO FIREMAN
Sim
Nome Categoria
VIVIANE BRICCIA DO NASCIMENTO Participante Externo
WANDEARLEY DA SILVA DIAS Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.