Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
Reflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superior
RODRIGO OLIVEIRA FERREIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
28/10/2015

A mudança estrutural da sociedade brasileira nas últimas cinco décadas impôs ao país a necessidade de modificar sua filosofia a respeito da formação de sua população, sobretudo no nível médio de ensino. Nesse trabalho procura-se resgatar aspectos dessa mudança social, a fim de entender a necessidade de uma nova formação educacional, cultural e profissional para os jovens brasileiros, justificada pela alteração dos textos legais que balizam a educação no Brasil bem como a criação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como fator protagonista no processo de efetivar essas mudanças, de paradigmas, que substancialmente se caracterizam por uma mudança epistemológica no processo de ensino aprendizagem para o nível médio de ensino brasileiro. Portanto o presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar como políticas educacionais possuem reflexos na ponta do processo pedagógico, ou seja, em sala de aula, em especial, como com o Novo ENEM influencia a práxis pedagógica de professores de ciências da cidade de Maceió, após sua adoção aliado ao SISU como protagonista no processo de escolha de alunos para os cursos universitários, bem como os programas de financiamento estudantil. Nesse contexto, sendo o ENEM uma avaliação de larga escala que ocorre ao final do Ensino Médio, o trabalho apresenta o conceito de avaliação bem como discute algumas de suas modalidades procurando situar o leitor na problemática de qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem.

Exame Nacional do Ensino Médio;Reforma do Ensino Médio. Habilidades e Competências. Avaliação. Avaliação em Larga Escala.
The structural changes in Brazilian society over the last five decades the country has imposed the need to change his philosophy about the training of its population, especially in mid-level education. In this study we aimed to rescue aspects of social change in order to understand the need for new educational, cultural and vocational training for young Brazilians, justified by the change of legal texts that guide education in Brazil as well as the creation of the National Examination high school - ENEM as protagonist factor in the process of effecting these changes, paradigms, substantially characterized by an epistemological change in the teaching learning to the average level of education in Brazil. Therefore the present study was to evaluate how educational policies have reflected on the end of the educational process, ie in the classroom, especially as the New ENEM influences the pedagogical praxis of Maceio city's science teachers after its adoption coupled with SISU as the protagonist in the process of selecting students for university courses, as well as student loan programs. In this context, being the ENEM a large-scale evaluation that occurs at the end of high school, the work presents the concept of evaluation and discusses some of its modalities looking situate the reader in the issue of the role of evaluation in the teaching process learning.
National Secondary Education Examination;Reform of high school. Skills and competences. Evaluation. Evaluation of Large Scale.
ÚNICO
79
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
-
-

Banca Examinadora

KLEBER CAVALCANTI SERRA
Sim
Nome Categoria
PAULO CESAR COSTA DE OLIVEIRA Docente
ELTON MALTA NASCIMENTO Participante Externo
ELTON CASADO FIREMAN Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.