Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Argumetação em artigos de opinião da olimpíada de língua portuguesa
FRANCISCA LUCIA BARRETO DE LIMA SOARES
DISSERTAÇÃO
02/10/2015

Esta pesquisa, relacionada à argumentação no discurso, apresenta uma análise de artigos de opinião produzidos por alunos de séries finais do ensino médio (2ºs e 3ºsanos) para a Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro (doravante OLP), que a cada edição (bienal) premia os cinco melhores trabalhos nas categorias: poema, memória, crônica e artigo de opinião. O corpus, com base na proposta “O lugar onde vivo”, composto de cinco artigos dos anos de 2008, 2010 e 2012 ( quinze ao todo) foi coletado no site da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Para analisar o percurso argumentativo realizado pelo aluno nos artigos de opinião selecionados, adotamos como base os pressupostos da Teoria da Argumentação no Discurso (Nova Retórica) representada por Perelman e Tyteca (2005) associados aos preceitos da teoria enunciativo-discursiva de abordagem sócio-histórica de Bakhtin (2003,2010), especialmente pelas noções de dialogismo e interação. Assim, o propósito deste trabalho consiste em investigar como o aluno argumenta para defender suas teses, revelando sentidos ao se posicionar quanto a um tema polêmico relacionado ao seu cotidiano, atentando para três diferentes questões: a) as teses construídas; b) as técnicas argumentativas mais presentes nestas produções e c) a relação orador/auditório. As análises nos permitem afirmar que os alunos abordam as questões, dirigindo-se tanto a auditórios particulares quanto a auditórios universais, defendendo teses que revelam, na maioria dos casos, uma imagem de orador preocupado com o bem estar social, com a ética e comprometido com as mudanças que beneficiem a comunidade. Encontramos, de maneira geral efeitos de sentidos que revelam uma escala de valores como solidariedade, altruísmo, cooperação, e até mesmo sacrifício em nome de uma causa maior. A grande maioria dos artigos estudados têm suas teses constituídas pelos argumentos que fundamentam o real, especificamente pelas ligações de sucessão, sejam elas causa/consequência, causa e efeito e argumento pragmático. Como o próprio gênero artigo de opinião exige uma orientação argumentativa que parte da análise de um fato controverso, apontando-lhe uma relação sucessiva de elementos, constatamos que os oradores utilizaram argumentos que se fundamentam em relações de causa/efeito/consequência e, a partir da ligação estabelecida entre os fatos, procura compreender essas relações, e ao mesmo tempo explicar para seu auditório as bases da polêmica que envolve problemáticas relacionadas a sua vivência na comunidade. Esperamos que esta pesquisa signifique uma contribuição para os estudos desenvolvidos não somente pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da UERN (PPgL/UERN, mas também para o Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), de modo especifico à linha de pesquisa “Estudos dos processos argumentativos”, e ainda pela reflexão acerca de uma ação exitosa no ensino da leitura e da produção textual como é a OLP, especialmente pela proposta com foco na argumentação.

Argumentação. Dialogismo. OLP. Artigo de opinião
This research associated to the argument in the speech, presents an analysis of opinion articles produced by students completing high school (2 s and 3 s grades) for the Portuguese Language Olympics - Writing the Future (from now on PLO), that each edition (biennial) awards the five best in the categories: poem, memory, chronic and opinion article. The corpus, based on the proposal "The place where I live", composed of five articles from 2008, 2010 and 2012 (fifteen articles) was collected from the Virtual Community - Writing the Future website. To analyze the argumentative course made by the student in the selected opinion articles, we have based on the premises of Argumentation Speech Theory (New Rhetoric) represented by Perelman and Tyteca (2005) associated with the precepts of enunciation-discourse theory of socio-historical approach Bakhtin (2003,2010), especially the notions of dialogism and interaction. Thereby, the purpose of this study is to investigate how the student argues to defend their theses, revealing meanings when it positions itself as a controversial theme related to their daily lives, noting three different issues: a) built theses ; b) the most present argumentative techniques in these productions and c) the speaker relation / audience. The analyzes allow us to claim that the students use the issues, addressing to as private auditoriums as the universal auditoriums, defending theses which reveal, in most cases, as a worried speaker who cares with social welfare, with ethics and committed with the changes that benefit the community. We found, in general effects of meanings that reveal a range of values such as solidarity, altruism, cooperation, and even sacrifice for a greater cause. Most of the articles studied have their theses established by the arguments that give importance the real, specifically the succession of links, cause / consequence, cause and effect and pragmatic argument. The opinion article requires an argumentative orientation that part from analysis of a fact, controversial, pointing out a successive list of elements, we found that the speakers used arguments based on relations of cause / effect / consequence, through the connection established between the facts, seeks to understand these relationships, and at the same time to explain to the audience the polemical bases involving issues related to their experience in the community. We hope that this research means a contribution to the studies developed not only by the Graduate Program in Literature, at UERN (LGPP / UERN, but also to the Research Group in Production and Text Teaching (TEPG), specifically to the line "Studies of argumentative processes", and also for the reflection about a successful action in the teaching of reading and textual production as the PLO, especially for the proposal focused on the argumentation.
Argumentation, Dialogism, OPL. Opinion article.
Único
157
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMORIA E IDENTIDADE
Argumentação e constituição de sentidos: ethos, logos e pathos: II Fase

Banca Examinadora

GILTON SAMPAIO DE SOUZA
Sim
Nome Categoria
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim