Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
A mulher na publicidade da Sky: discurso, memória e identidade
ROSAMARIA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
02/10/2015

Esta dissertação, que tem como título A mulher na publicidade da SKY: discurso, memória e identidade, assume o desafio de refletir sobre o papel da mídia, particularmente da publicidade, enquanto produtora de identidades, bem como mantenedora ou desestabilizadora de certos padrões sociais, especificamente em relação ao modo como ela discursiviza sobre a mulher na contemporaneidade, tensionando antigas e novas identidades. Com o olhar voltado para o discurso publicitário da TV SKY, buscamos vislumbrar na sociedade atual, como saberes sobre a mulher são construídos como verdades necessárias para firmar novos e antigos papéis sociais. Portanto, o presente trabalho propõe como objetivo analisar a construção da identidade feminina nas práticas discursivas da publicidade da SKY, atrelada aos mecanismos de poder-saber, à memória discursiva e aos efeitos de sentido. Nossas reflexões se alicerçam no entrecruzamento entre linguagem, sociedade, história e memória, lançando mão da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD) como embasamento teórico-analítico, já que ela (AD) oferece ferramentas conceituais para a análise do corpus da presente pesquisa, na medida em que toma como objeto de estudo o discurso enquanto produção de efeitos de sentido, efetuado pelos sujeitos sócio-históricos por meio da materialidade da linguagem. Fundamentam este trabalho os estudos de Michel Foucault (1999; 2003; 2008; 2012; 2013) como também de alguns estudiosos da área. Esta pesquisa se encontra dentro de uma operação teórico-metodológica da AD, que se assenta no procedimento de análise dos discursos em sua irrupção histórica, considerando-os como acontecimentos e intenta estabelecer regularidades que possibilitem analisar como determinados saberes são constituídos, buscando compreender como se dá a relação poder-saber, que engendram os acontecimentos sócio-históricos. Nosso material analítico é composto por quatro filmes publicitários da campanha Tô TVendo na SKY, de 2012, veiculados no canal do cliente da operadora de tevê por assinatura SKY. São eles: i) A compulsiva do pay per view; ii) A obcecada pela SKY HDTV; iii) a avoada da fatura; iv) A antenada da SKY. Esse corpus foi analisado a partir do trajeto temático mulher e docilização, tomando os eixos domesticidade, relacionamento amoroso e modernidade como pontos de partida para a leitura do corpus. Das análises feitas, observamos que o discurso publicitário da SKY funciona não só como suporte institucional, instrumento de poder, sendo agente normalizador, docilizador do comportamento e da conduta do sujeito feminino, mas também enquanto instância produtora de identidades femininas conflitantes e ambivalentes, movendo-se em constante tensão entre características femininas aparentemente modernas – que pretendem se distanciar das posições-sujeito tradicionais – mas, ao mesmo tempo, tenta redirecionar a mulher ao âmbito doméstico, não deixando-a esquecer que este é seu lugar de direito.

Discurso. Identidade feminina. Publicidade. Filmes publicitários da SKY.
This dissertation, titled The woman in advertisement at SKY: discourse, memories and identity, reflects on the role of the media, particularly in advertisement, while producers of identities and as sustainer or destabilizer of certain social customs, particularly regarding the way in which it rationalizes about the contemporary woman, creating tension in the old and new identities. Eying the public discussion of the TV SKY, we seek to reveal how in the present society, knowledge about the woman is constructed as truths needed to establish new and ancient sole roles. Consequently, this work proposes the following objective analyses the construction of feminine identity in the discursive practices of the SKY advertisement, associated to the mechanisms of power-knowledge, to the discursive memory and to the effects of sense. Our reflections are established in the intersection of language, society, history and memory, utilizing the French Discourse Analysis (FDA), such as the theoretical and analytical framework, since it (FDA) offers conceptual tools for analyzing the collection of films of the present research, to the extent that it assumes as the objective of study the discourse within the cultural context, in the production of effects of sense, carried out by social historical means through the medium of language. This work is founded on the studies of Michel Foucault (1999; 2003); 2008; 2012; 2013), along with several scholars in the subject. This research uses the theoretical and methodological framework of the FDA, which is structured in the methodology of discourse in its historical irruption, considering them as events and proposes to stablish regularities which make possible the analyzing of how certain beliefs are composed, striving to understand how the relation power-knowledge exists, which determine the social and historical events. Our analytical material is composed of four publicity films from the promotional campaign I see you on SKY, from 2012, seen on the SKY subscriber‟s tv. They are the following: i) The compulsion of pay per view; ii) The obsession for SKY HDTV; iii) Scatterbrained with the invoice; iv) The connection to SKY. This corpus of films was analyzed from the thematical path women and docilization, taking as the starting points for the reading of the corpus the axes domestication, loving relations, and modernity. We observe that the advertisement on SKY serves not only as institutional buttress, instrument of power, being a normalizing agent, pacifier of feminine behavior, but also an insistent producer of conflicting and ambivalent feminine identities, constantly moving between apparent feminine characteristics – which intend to distance themselves from the traditional submissive position – but at the same time, attempts to redirect the woman in the domestic environment, not letting her forget that this is her rightful position.
Discourse. Feminine identity. Publicity. Promotional films from SKY.
Único
118
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMORIA E IDENTIDADE
Análise discursiva da mídia

Banca Examinadora

IVANALDO OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO
Sim
Nome Categoria
JARBAS VARGAS NASCIMENTO Participante Externo
FRANCISCO PAULO DA SILVA Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim