Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
A Formação dos Professores Utilizando as Ferramentas do PROUCA como Facilitadoras no processo ensino-aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RITA DE CASSIA CORREIA ANDRADE
DISSERTAÇÃO
28/08/2013

Esta pesquisa tem como proposta análise e formação de professores do Ensino de Matemática da Educação Básica da Escola São Rafael utilizando o PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA. Para a orientação da pesquisa, tomou-se o seguinte questionamento balizador: “É possível formar os professores de forma que aliem os conteúdos matemáticos a sua prática pedagógica utilizando as ferramentas do Laptop do PROUCA?" A investigação buscou as respostas para a pergunta e foi desenvolvida de acordo com os pressupostos da pesquisa qualitativa, com o objetivo de conhecer e analisar a apropriação do conhecimento tecnológico dos professores de matemática da educação básica, considerando ainda as possíveis dificuldades que fazem parte deste processo, incluindo os impactos das políticas públicas no desenvolvimento profissional dos docentes e principalmente sua prática no cotidiano da sala de aula. Desta forma, buscou-se obter um olhar sob diferentes perspectivas para o produto desta pesquisa, passando por situações distintas tais como: Entrevistas informais com os professores; Observação da prática pedagógica; Práticas formativas presenciais e semipresenciais; Reformulações constantes das estratégias do plano de formação; Práticas em sala de aula com associação dos conteúdos programáticos às tecnologias; E apresentações, pelos professores, de suas experiências de formação com o uso das tecnologias na prática. Identificou-se, como resultado desta pesquisa, que o entendimento do processo de apropriação de conhecimentos tecnológicos dos professores da educação básica possui características dialéticas e envolvem aspectos distintos de acordo as com as diversas perspectivas dos professores em relação ou uso das tecnologias na realidade da escola São Rafael. Também permitiu avaliar a realidade das políticas públicas educacionais onde estão inseridos e os processos que interferem na apropriação desses conhecimentos na prática. A pesquisa demonstra que a formação dos professores, envolve diferentes aspectos e processos internos e externos para sua prática pedagógica. Por fim, propõem-se que sejam promovidas políticas públicas continuadas direcionadas ao uso das tecnologias, ou seja, ações mais extensivas para a formação destes professores objetivando a inclusão digital de seus alunos.

Formação de Professores, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ensino-aprendizagem, PROUCA
This research refers to the training of teachers of Mathematics Teaching of Basic Education School São Rafael using A COMPUTER PROGRAM TO ONE STUDENT - "PROUCA". The research's orientation find a response to this Question: "Is it possible train teachers so that the mathematical contents combine their practice using the tools of PROUCA's Laptop?" The research sought answers to this question and was developed according the assumptions of qualitative's research to understand and analyze the appropriation of technological knowledge of mathematics of basic education teacher's, and considering the possible difficulties that are part of this process, including the impact of public policies on professional development teachers and especially its practice in everyday classroom. Accordingly, we attempted to get a look from different perspectives to the product of this research, going through different situations such as: Informal interviews with teachers; Observation of teaching practice; formative Practices face and presential forms; Constants strategies teformulations of the training plan; practices in the classroom with the association with syllabus technologies; And presentations by teachers, their training experiences with use technology in practice. Was identified as result of this research, the understand of the of appropriation process of technological knowledge basic education teachers has dialectical features and involve different aspects of the agreement with the various perspectives of teachers regarding use of technology or the reality of St. Raphael School. has also allowed assess the reality of educational public policies which are inserted and the processes that affect the ownership of such knowledge in practice. research shows that teacher training involves different aspects and processes internal and external to their teaching. Finally, we propose that are promoted public policies directed to continued use of technologies, ie actions more extensive training for these teachers aiming at the digital inclusion of their students.
formation of Teachers, Education, technology os the Information and Communication, Education Learning, PROUCA
Único
85
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE ANOS INICIAIS
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Banca Examinadora

ELTON CASADO FIREMAN
Sim
Nome Categoria
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS Docente
EDIEL AZEVEDO GUERRA Docente
KLEBER CAVALCANTI SERRA Docente
DEISE JULIANA FRANCISCO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.