Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
MOODLE: UMA OPÇÃO PARA ORIENTAR O ESTUDO ALÉM DA SALA DE AULA PRESENCIAL
EDERSON MONTEIRO MATSUMOTO
DISSERTAÇÃO
08/05/2015

O presente trabalho foi desenvolvido com o desígnio de salientar a necessidade de se estudar além da sala de aula e desenvolver um material virtual que possa, concomitantemente, incentivar, auxiliar e orientar este momento. Leia-se estudar além da sala de aula concentrar-se num ambiente (seja na escola ou não, seja físico ou virtual) em que o aluno possa engendrar esforços para construir seu conhecimento num momento solitário ou em grupo, sem estar vivenciando uma aula. Inicialmente entendeu-se a necessidade deste momento de estudo por meio de experiências profissionais e leituras, depois se delineou o perfil dos sujeitos envolvidos na pesquisa (alunos e educadores) através de questionários, a fim de levantar seus relacionamentos com as novas tecnologias e suas expectativas em relação à utilização das mesmas no ensino. Assim, desenvolveram-se dois produtos, um estudo dirigido no formato PowerPoint (executável) e um ambiente Moodle. Primeiro foi construído um aplicativo executável em PowerPoint no formato de estudo dirigido baseado em hiperlinks, onde as ações do usuário delineariam uma leitura não linear. Esse objeto foi aplicado em uma Escola privada urbana, mas não atingiu seu objetivo por ter sido considerado pouco prático (o produto foi gravado em CD, o que não despertou interesse dos alunos), assim o projeto foi mantido em estado de latência até que se possa desenvolvê-lo em formato de aplicativo para smartphones e tablets. O segundo produto proposto foi a construção de um ambiente virtual de estudo no Moodle baseado em vídeos, materiais em pdf, fóruns de discussão e estudo dirigido baseado em hiperlinks. Esse ambiente foi aplicado em uma Escola privada urbana e outra pública federal rural. Houve uma adesão maior por parte dos alunos da Escola pública (a inclusão e participação no Moodle foi opcional, nenhum aluno foi forçado ou coagido a participar), estes também utilizaram as ferramentas do ambiente de forma mais produtiva. Foram aplicadas duas verificações de conhecimento (uma antes da aplicação do Moodle e outra depois), em ambos os casos (Escola pública e privada) houve melhora quantitativa do conhecimento dos alunos. Também foi aplicado um questionário onde os alunos classificaram o ambiente como útil e prático, fomentando seus estudos individuais e em grupo. Assim, foi verificado que o estudo além da sala de aula é algo benéfico e necessário; as novas tecnologias podem se tornar um excelente ambiente incentivador e norteador desse estudo e o Moodle se mostrou um excelente ambiente virtual, facilitando o estudo e propiciando interações construtivas e momentos de aprendizado.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle. Aprender.
This paper was developed with the purpose to emphasize the need to study beyond the classroom and develop a virtual material that can concurrently encourage, assist and guide this time. Read to study beyond the classroom, concentrate in an environment (whether in school or not, whether physical or virtual) in which the student can engender efforts to build their knowledge in a lonely time or in groups, without being experiencing a class. Initially it was considered the need for a time to study, based on professional experience and readings, then outlined the profile of the subjects involved in the study (students and educators) through questionnaires, in order to establish their relationships with new technologies and expectations concerning the use of them in education. So, two products have been developed, one study in PowerPoint format (executable) and a Moodle environment. Firstly, an executable application in PowerPoint format conducted the study based on hyperlinks, where the user's actions would drive a nonlinear reading was built. This object was applied to in an urban private school, but has not reached its objective because it was considered impractical (the product was recorded on CD, which does not attract the interest of students), so, the project was kept a sleep state until it can develop it into application format for smartphones and tablets. The second proposed product was the structuring of a virtual learning environment in Moodle, based on videos, pdf materials, discussion forums and guided study based on hyperlinks. This environment was applied to in an urban private school and other federal rural public school. There was a greater adherence by the students of the Public School (inclusion and participation in Moodle was optional, no student was induced to participate), they also used the environment tools more productively. We applied two knowledge checks (one before the implementation of Moodle and one after), in both cases (public and private school) presented a quantitative progress of students' knowledge. Students also received a questionnaire which evaluated the environment as useful and practical, encouraging their individual studies and group. All in all, we observed that the study beyond the classroom is something beneficial and necessary; new technologies can become a great supporter and guiding this study environment and Moodle proved an excellent virtual environment, facilitating the study and providing constructive interactions and learning moments.
Virtual Learning Environment. Moodle. Learning.
único
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
-
-

Banca Examinadora

KLEBER CAVALCANTI SERRA
Não
Nome Categoria
SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE Participante Externo
ELTON CASADO FIREMAN Docente
WANDEARLEY DA SILVA DIAS Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.