A pesquisa teve como objetivo averiguar o estado da arte da produção científica dos
docentes de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
(IFPR), nas proposições da indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão no
Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica, com enfoque na
Arte/Educação, no período de 2009 a 2021. Neste estudo, de abordagem qualitativa,
do tipo estado da arte, o corpus da investigação consistiu em pesquisa documental e
bibliográfica, considerando a legislação da educação, artigos, dissertações, teses,
capítulos de livro e livros publicados pelos profissionais envolvidos com a
Arte/Educação nesse instituto. Este estudo realizou o mapeamento terminológico de
descritores no Thesaurus sinônimos e no Thesaurus Brasileiro da Educação, para
estratégia de busca, sistematizados pelos operadores booleanos. A busca ocorreu na
base de dados do Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior e na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em
Ciência e Tecnologia. O estudo construiu a análise dos dados por meio da análise de
conteúdo, embasada em Bardin (2010). Os resultados demonstraram que, no Ensino
Médio da Educação Profissional e Tecnológica do IFPR, são recorrentes as ações
indissociáveis entre a tríade, havendo o encontro dos elementos fundantes dos
Institutos Federais (verticalidade, transversalidade e territorialidade), embora ainda
contenham fragilidades a preencher e alicerçar. Os docentes de Arte do IFPR, em sua
maioria, apresentam formação em nível de pós-graduação, características que os
levam a estar em constante movimento na conquista por seu espaço na educação,
entendendo que é imprescindível o reconhecimento e o fortalecimento profissional,
seja na atuação em sua área, seja no currículo educacional. Concomitantemente à
pesquisa, a investigação possibilitou construir um produto educacional, em formato de
revista on-line, para compartilhar os estudos provenientes desta dissertação. O intuito
do produto educacional foi apresentar a concepção e a identidade dos Institutos
Federais e do instituto pesquisado, as iniciativas institucionais em promover a Arte e
a Cultura; ampliar a compreensão e a importância de viabilizar ações indissociáveis
entre a tríade ao encontro da formação integral dos educandos; demonstrar as
possibilidades, as lacunas, como também o potencial da Arte/Educação para
corroborar essa busca, destacando pesquisas dos docentes de Arte do IFPR.