Esta dissertação, Arte nos lnstitutos Federais: Análise das Publicações dos Encontros Nacionais de Professores de Arte dos lnstitutos Federais de 2016 a 2021, elaborada durante o Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, apresenta como tema a Arte na Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Esta pesquisa tem como questão problematizadora: o que as publicações científicas sobre ensino, pesquisa, extensão e formação docente dos Encontros Nacionais, de 2016 a 2021, abordam sobre Arte na Educação Profissional e Tecnológica, nos Institutos Federais? O objetivo geral foi analisar as produções científicas sobre as ações de ensino, de pesquisa, de extensão e de formação docente em Arte na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais publicadas nos anais dos Encontros Nacionais de 2016 a 2021. De abordagem qualitativa, a pesquisa do tipo estado da arte, utilizou a pesquisa documental e bibliográfica como instrumento para coleta de dados. Para a análise dos dados, teve como base a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), que emergiu de indicadores para as áreas de Arte na Educação Profissional e Tecnológica. Para obtenção dos resultados, foram analisados 275 trabalhos acadêmicos, originados de 31 lnstitutos Federais, publicados nos anais dos Encontros Nacionais, de 2016 a 2021. Houve aumento significativo de produções nas edições dos Encontros Nacionais de 2018 e 2019. As publicações revelaram presença maior de trabalhos na área de Artes Visuais e de questões voltadas para a Educação Básica. Observou-se um maior número de ações voltadas ao ensino e à necessidade da ampliação de ações e publicações voltadas para a formação docente. Como parte da pesquisa, o estudo apresenta um produto educacional no formato de Guia Informativo para docentes, pesquisadores, extensionistas das áreas de Arte, gestores dos Institutos Federais e público em geral. O trabalho indicou elementos importantes para reflexão sobre a pesquisa e a constituição dos Encontros Nacionais, como a necessidade de mapeamento das publicações dos eventos e das publicações da comunidade científica, estimulando a promoção e o fomento da divulgação desses trabalhos, reiterando a importância de se ampliar e estimular a difusão da produção acadêmica brasileira nas áreas de Arte na Educação Profissional e Tecnológica e, em especial, nos Institutos Federais.