A cisão histórica entre o trabalho e a educação, com a emergência da escola, não eliminou a realidade
formadora do trabalho, mas distanciou-a do local destinado ao seu aprendizado. O distanciamento do saber do trabalho do saber da escola, afeta os próprios desígnios da EPT, privando os estudantes de contextos importantes em sua formação e sua integração com a realidade laboral. Existe, ainda, a necessidade de se criar laços de racionalidade educativa com os trabalhadores, que formados no labor, não se identificam com a escola. A necessidade da formação profissional utilizar parâmetros articulados com o meio laboral, torna necessária a existência de uma estrutura institucional, que dialogue com o mundo do trabalho, com o intuito de manter atualizadas as demandas formativas, utilizando dinâmicas que surjam a partir da articulação do saber laboral com o saber da escola. Este trabalho se trata de uma
pesquisa aplicada, que visa propor a criação de um Núcleo de Estudos dos Saberes do Trabalho, como forma de articular a escola com mundo laboral, voltado para o Curso Técnico em Manutenção Automotiva do IFSC. Os procedimentos técnicos
utilizados para a pesquisa, contaram com o uso da literatura e legislação a respeito do assunto, a realização de um trabalho de campo, junto a trabalhadores do setor automotivo, contato com instituições que tem relação com a temática abordada, questionário junto aos alunos do Curso Técnico em Manutenção automotiva do IFSC e a realização de um grupo focal com ex-alunos e professores do IFSC e do SENAI, ligados à área automotiva, como forma de criar parâmetros de análise para a proposta do Produto Educacional. A principal conclusão aponta para a necessidade de preenchimento deste hiato formativo, de gerir a distância entre o trabalho e a educação, permitindo que os saberes do trabalho dialoguem com os saberes da escola, tanto na forma didática, quanto no currículo, necessitando de uma estrutura para tal.