A pesquisa aqui proposta consiste na investigação de fatores da formação de adolescentes no
curso técnico integrado ao ensino médio – modalidade de ensino da Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) – que contribuem com o sofrimento psíquico; faz parte do programa do
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de
pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Tem-se como objetivo
identificar e analisar as variáveis envolvidas no sofrimento psíquico em estudantes dos cursos
técnicos integrados ao ensino médio em uma instituição federal de ensino no estado do Paraná
(Instituto Federal do Paraná), nos campi de Curitiba e Região Metropolitana. Esta pesquisa
tem como referencial teórico a Psicanálise. Um dos princípios da EPT é a formação integral
do aluno, formação que, em sua proposta, precisa levar em consideração, também, a noção de
sujeitos. Esse diálogo se faz importante, ainda mais no contexto de sofrimento psíquico que os
jovens enfrentam nos dias de hoje, principalmente por tratar de um período de medicalização
da vida e do sofrimento, sob influências do sistema econômico vigente no país. Na pesquisa,
aborda-se de forma teórica os aspectos econômicos e sociais que permeiam a constituição
histórica da EPT, os modos como os sujeitos se relacionam com o social e o processo
civilizatório, perspectivas psicanalíticas da educação, as posições discursivas para o laço
social na escola, adolescência e formação de identidade, novos modos de sintomas e a
perspectiva da psicopatologia fundamental. Com base na construção teórica, expõem-se o
percurso metodológico para o cruzamento dos dados e sua análise. Os dados foram colhidos
pelo Observatório da Convivência do IFPR, e cruzados com um índice desenvolvido nesta
pesquisa, chamado de Índice de Sofrimento Psíquico (ISP). Como resultado, expõem que os
aspectos de relacionamentos entre os estudantes, a postura dos profissionais da escola, os
ideais atribuídos à vida adulta – essa, também, na figura do curso profissionalizante –, os
ideais atribuídos à escola por carregar a marca de ser uma instituição federal, entre outros
fatores apresentados, contribuem para a incidência de sofrimento psíquico nos estudantes.
Apresenta-se como resultado deste trabalho um produto educacional chamado “Guia de
Reflexões Sobre a Prática da Escuta dos Estudante no Ambiente Escolar no Ensino Médio
Integrado”, que tem por objetivo propor algumas reflexões, além de trazer conceituações
acerca de uma escuta possível de se realizar no contexto da educação.