As juventudes do campo são pauta de debates, no que diz respeito às concepções construídas sobre a categoria, processos formativos, inserção socioprofissional e ato de migração do campo para a cidade, considerando a diversidade que a categoria representa. Este estudo tem como foco essas juventudes ao problematizar se a formação Técnica em Agropecuária oferecida pela Escola Família Agrícola (EFA) Tabocal, em São Francisco/MG, aos egressos da primeira turma, no ano 2005, e da turma formada em 2019, possibilitou a inserção socioprofissional desses egressos. Essa formação objetiva contribuir com a melhoria das condições de vida do jovem, oportunizando geração de renda e desenvolvimento social no campo, permanecendo ou não na sua comunidade após a conclusão do Ensino Médio. Na área social, espera-se que esse egresso atue democraticamente na defesa de condições de vida material e simbólica para todos, especialmente dos que vivem do trabalho no Campo ou fora dele, engajando-se em lutas de coletivos de defesa de direitos, tais como os movimentos sociais e sindicais. A pesquisa objetivou inquirir as potencialidades formativas do Curso Técnico em Agropecuária para a vida social e profissional do jovem do Campo, no contexto atual de reestruturação do mundo do trabalho. Desenvolveu-se um estudo de abordagem quanti-qualitativa (GAMBOA, 2009), por meio do Materialismo Histórico-dialético. Na construção da base teórica, adotou-se a revisão de literatura a partir de obras de autores como Apple (1982; 2001); Moreira (2000); Gramsci (2001); Caldart (2004; 2012); Carneiro (2005); Gimonet (2007); Saviani (2007); Freitas (2011); Nosella (2014) e Leão e Antunes-Rocha (2015). O estudo documental discutiu os Projetos Políticos-pedagógicos (PPP) do curso da Escola Tabocal, dos anos 2005 e 2019, com o intento de compreender os seus fundamentos teórico-pedagógicos e a sua organização curricular, bem como as relações traçadas com a Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância e as atuais demandas do mundo do trabalho. O estudo empírico dialogou com os egressos, via questionários on line, sobre a sua inserção em movimentos sociais e sindicais e no mundo do trabalho, após a conclusão do curso. Com os resultados desta pesquisa, pode-se afirmar que a formação oferecida pela EFA Tabocal, a partir do Curso Técnico em Agropecuária e da Pedagogia da Alternância, possibilita a inserção dos egressos no mundo do trabalho, no ensino superior, nas associações comunitárias e nos movimentos sociais e sindicais. Porém há fragilidades nos seus Projetos Político-pedagógicos (PPP) que inviabilizam diálogos mais efetivos com a Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância e o mundo do trabalho principalmente no campo, considerando que na atualidade a maioria dos egressos vivem e trabalham na cidade, no ramo do comércio.