Esta pesquisa objetivou analisar o caráter pedagógico e sociopolítico, a utilização na prática docente e as implicações dos resultados das Avaliações Externas de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de compreender em que medida esses resultados, uma vez publicizados, são estudados e utilizados pela equipe pedagógica da escola. O aporte teórico que subsidiou as reflexões sobre as implicações sociais, políticas e pedagógicas da Avaliação Externa na prática docente e para a escola pública, especificamente no ensino de Matemática, foram referenciadas, principalmente, em Afonso (2000), Bonamino (2002), Duarte (2019), Fernandes (2009), Freitas (2004; 2007), Freitas et al (2009), Gentili (1999; 2001), Hoffman (1991), Horta Neto (2007; 2010), Luckesi (2011), Pavanello e Nogueira (2006), Moura e Palma (2008), Saviani (2013; 2020) e Shameshima (2008) e Torres (1998). O enfoque epistemológico funda-se no materialismo histórico-dialético, adotado o método dialético de investigação. Quanto aos itinerários metodológicos, realizamos análise documental, pesquisa de campo e revisão sistemática de literatura, valendo-nos da técnica de entrevista semiestruturada para coleta de informações nas escolas loci da pesquisa, situadas no município de Janaúba/MG. Os resultados obtidos apontaram que as Avaliações Externas impactam na dinâmica escolar, principalmente no (re) direcionamento da prática pedagógica. Contudo, implicam também no ranqueamento e comparação das escolas pela comunidade escolar, ocasionando, ainda, alterações no fluxo escolar, bem como nuances da ideologia neoliberal, ao estabelecer um padrão de competência a ser alcançado pelos estudantes, desconsiderando o contexto social em que estão inseridos e se submetendo à lógica da produtividade, com consequente ranqueamento das escolas participantes.