A presente dissertação, Estudantes com baixa visão na Educação Profissional e
Tecnológica: desafios e possibilidades, construída ao longo do Curso de Mestrado
Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, aborda a
discussão sobre o processo inclusivo dos estudantes com baixa visão, cujo campo da
pesquisa foi o Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis. As
experiências profissionais vivenciadas junto à equipe do Atendimento Educacional
Especializado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense,
Campus São Francisco do Sul, instigou a aprofundar o conhecimento sobre a baixa
visão, em um movimento constante de reflexão, para que o direito à educação pública
e de qualidade seja garantido a essas pessoas. Como questão problematizadora, este
estudo pontua: quais são os desafios e as possibilidades encontrados pelas/pelos
estudantes com baixa visão para acompanhar o curso escolhido no Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Florianópolis? O
objetivo geral da pesquisa foi compreender os desafios e as possibilidades
encontrados pelas/pelos estudantes com baixa visão dos Cursos Técnicos Integrados
nesse Campus, com o intuito de (re)pensar ações que possam contribuir com a
permanência e a conclusão dos estudos dos alunos com tais características. A
metodologia desta pesquisa foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso,
utilizando questionário semiestruturado como instrumento para construção de dados,
aplicado por meio do Google Forms. Os resultados obtidos da pesquisa mostraram a
importância do olhar para as potencialidades dos estudantes com baixa visão e não
para as suas dificuldades, promovendo outras possibilidades de ensino e
aprendizagem, a necessidade de política institucional de formação continuada para
os profissionais atuantes na Educação Especial e toda a comunidade escolar.
Também perpassa pela necessidade da abertura de vagas de concurso público para
professores de Educação Especial, na Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica e do fortalecimento de setores que atuem com Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, com lotação de servidores, tanto
docentes de Educação Especial quanto técnico-administrativos, de preferência com
formação específica na área. Os resultados demonstram que as políticas inclusivas
instituídas precisam ser repensadas em um movimento reflexivo constante para que,
na prática, possam de fato garantir o direito à educação aos estudantes com
deficiência, propiciando meios não apenas para o acesso, mas também para
permanência e aprendizagem, possibilitando a conclusão dos estudos.