Verificou-se no perfil de egresso do profissional técnico em Automação Industrial, no
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do MEC (BRASIL, 2017), que o
mesmo atende a posições de trabalho como: linhas de produção automatizadas,
manutenção e reparos, funções variadas em empresas integradoras de sistemas de
automação, entre outras, que denotam um sombreamento comum: a capacidade de,
dada uma situação-problema, construir uma lógica de pensamento através do
diagnóstico da situação, e então construir um procedimento de solução, único e
contextualizado para aquele caso; tal habilidade de análise é primordial para esse
ofício. Se analisarmos, porém, as propostas pedagógicas dos Institutos Federais, nos
deparamos com uma fragmentação que não favorece a compreensão integral dos
conhecimentos da área e, consequentemente, também prejudica a aplicação destes.
Tal déficit nessa maneira específica de pensar (entender o contexto, diagnosticar o
problema, planejar uma ação responsiva) também não favorecido pelo currículo dos
cursos, decorre em um egresso que tem dificuldades em se ambientar nos obstáculos
reais de trabalho e o priva dessa compreensão integral e abrangente do conhecimento
técnico. A proposta, então, foi averiguar algumas falhas técnicas e modelos de
investigação de problemas no contexto do estudante. O trabalho analisou métodos de
resolução de problemas, problemas com controladores tipo Proporcional Integral
Derivativo (PID), atuadores, configurações de equipamentos, além de abordar sobre
cibersegurança em plantas de automação. Através desse conhecimento, foi
construído um protótipo de bancada didática com equipamentos similares ao que se
usa em aplicações reais, com a possibilidade de inserir algumas dessas falhas. Devido
aos cuidados necessários com a COVID-19 a aplicação foi feita em grupos de
professores, segundo a melhor viabilidade encontrada. Nesse caso, buscou-se a
avaliação dos professores da área de Automação Industrial, na possibilidade e
relevância de aplicação dessa metodologia com alunos. Os resultados foram positivos
em reconhecer a necessidade dessa metodologia em aula e ressaltou que abordagem
específica em problemas contribuiria para o crescimento do aprendizado e
desenvolvido de habilidades transversais. Sugeriu-se, inclusive, a ampliação do
conceito de maneira que pudesse ser aplicado em diferentes grupos de conhecimento
- sugestão essa se mostra interessante caminho para futuros estudos nessa área de
conhecimento.